Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Crescimento dos Anos

Bom dia galera !

Estou com a seguinte duvida, tenho que fazer um relatório aonde coloco o total do 1 semestre, e o total do segundo semestre, até ai consigo fazer tranquilamente. Minha dúvida é na hora de fazer o Crescimento desses anos, que seria o total do 1 semestre de um ano dividido pelo total do 1 semestre do ano antecedente a ele. Exemplo

ano 1999

                 jan     fev    mar    abr   mai   jun       Total 1 Sem 1999            Crescimento anual

                10        20     30      40    50     60             210

ano 2000

                jan     fev    mar    abr   mai   jun        Total 1 Sem 2000              270/210 = 1,28

                20      30     40      50    60     70              270

Caso não entendam meu exemplo, coloquei um anexo que talvez possa ajuda-los também a entenderem minha dúvida.

Desde já obrigado !

Atenciosamente,

Eduardo Santana

5 Replies
cesaraccardi
Specialist
Specialist

Olá Eduardo,

Você pode dar mais detalhes sobre o seu QVW? De que forma você está mostrando esta análise, é uma tabela simples? Você quer a mesma visualização da imagem em anexo?

Abraços,

Cesar

Not applicable
Author

Fala Cesar, blz cara?

eu estou mostrando os dados em uma tabela dinâmica, e exatamente daquele mesmo jeito que está em no anexo, porem na coluna estou travado, no total do 1 semestre, pois não estou conseguindo fazer a soma somente dos 6 primeiros meses, e tenho dúvidas tbm referente ao crescimento, que é feito do modo que está no post acima. vou anexar aqui uma imagem de como está hj a análise.

OBS: na imagem esta indo até o mês de Novembro, por que n tinha mais espaço.

Eu preciso que o relatório fique exatamente como a imagem em anexo do post anterior, ou seja no relatório que eu estou desenvolvendo no QlikView, está faltando as 2 ultimas colunas do post acima, que é aonde eu estou parado.

Que seria a soma dos semestres, eu não sei como dizer ao QlikView para ele somar apenas os 6 primeiros meses de um ano, detalhe o valor dos 6 primeiros meses somados, deve estar depois da coluna do mês de Junho. E o outro ponto é referente ao crescimento de um ano para o outro que seria o valor total do 1 semestre de um ano Dividido pelo valor total do 1 semestre do ano anterior a ele. Como no exemplo mostrado no posta anterior

Imagem de como está o relatório:

imagem.png

Abs e Obrigado.

Eduardo Santana

Anonymous
Not applicable
Author

tente acrescentar mais uma expressão com esse calculo que você citou.

above(expressão) / expressão

isso mostrará o crescimento de cada dimensão da tabela, além do semetre, também mostrará o crescimento naquele mês em relação ao ano anterior.

Not applicable
Author

Fala Rodrigo, blz cara?

Blz, desse jeito funciona eu ja fiz desse jeito, porém eu quero que a expressão aparecesse depois do TOTAL do 1 semestre, e não entre as dimensões.

Abs

Eduardo Santana

cesaraccardi
Specialist
Specialist

Blz Eduardo e aí?

Entendi... então cara, você não consegue incluir expressões entre dimensões. Teria que fazer isto de outra forma... Você precisa mostrar todos os meses na mesma planilha que mostra este comparativo? Se sim, você pode retirar a dimensão do Mês e criar uma expressão para cada mês, mas isto será muito trabalhoso. Ou então, criar somente as expressões que mostram o valor de cada semestre e o comparativo entre elas. Teria que estudar melhor uma outra forma para implementar.

Abraços,

Cesar