Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Criar campo Trimestre e criar a variação de um mes para outro.

Pessoal, boa tarde!

Preciso criar um campo que mostre a soma por trimestre dentro do período de um ano. Alguem sabe como isso pode ser feito?

Outro problema que esta me tirando o sono e que preciso criar uma expressão que mostre a variação em percentual de um mês para outro. Preciso colocar isso em um grafico de linha. No excel faço da seguinte formula: fevereiro/janeiro-1 para saber a variação de janeiro para fevereiro. No entanto, no excel faço mês a mês, como posso fazer da mesma formo no qlikview para um periodo de 12 meses por exemplo.

Se alguem puder me ajudar.

Obrigado.

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde,

Primeira pergunta - para vc criar um campo trimestre você pode usar o seguinte comando

ceil(Month(Data)/3)&'º Trim' as [Trimestre],

Segunda pergunta:

use uma expressao assim:

(sum(valor) / above(sum(valor))) -1

View solution in original post

6 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde,

Primeira pergunta - para vc criar um campo trimestre você pode usar o seguinte comando

ceil(Month(Data)/3)&'º Trim' as [Trimestre],

Segunda pergunta:

use uma expressao assim:

(sum(valor) / above(sum(valor))) -1

Not applicable
Author

Fala Rodrigo, tudo bem?
Cara, a questao sobre o trimestre, fucionou perfeitamente. Show de bola.
Quanto a questao da variação, inseri a expressão que voce colocou substituindo o nome do campo, nao funcionou.
Veja a diferença que ficou no qlik se comparado ao excel.
JANFEVMARABRMAIJUN
QTD74.46168.16691.21977.62984.17090.685
Variação Excel--8,45%33,82%-14,90%8,43%7,74%
Variação Qlik--31,74%126,98%-55,94%31,64%29,06%
Já tentei de todas as formas mudar a expressão para dar certo, porem, sem sucesso.
Muito obrigado pela ajuda Rodrigo.
Abraço.
guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Joao,

Se você estiver fazendo isso no Qlikview em uma tabela dinamica, da mesma forma do seu exemplo acima faça a seguinte expressão.

(sum(valor) / before(sum(valor))) -1

Veja que mudei apenas a função, mas fiz isso com base na tabela que voccê mostrou acima.

Veja se isso pode te ajudar.

Not applicable
Author

Guilherme,

Esse campo QTD já é a soma do período.

Estou tentando fazer isso em um grafico de linhas.

Mudei de ABOVE para BEFORE como sugerido por voce, os dados sumiram e apareceu a mensagem de que nao ha dados para mostrar.

Abraço e obrigado.

Anonymous
Not applicable
Author

Olhe o exemplo anexo

Not applicable
Author

Cara,

As aplicaçoes que estou fazendo, estou utilizando o personal edition, no momento eu nao estou acessando pelo servido para alugar uma licença, por isso, nao consigo visualizar outros qvw.

Mas cara, muito obrigado pela ajuda.

O esquema do trimestre ficou muito bom e foi bom que eu aprendi mais uma funçao.

Abraço.