Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Como criar Segmentação de Clientes dinâmica - Cluster Analysis ?

Olá pessoal,

   Estou com uma dúvida em como implementar uma segmentação de cliente baseada em venda média.

   No QVW em anexo ilustro o problema, onde preciso criar uma expressão que dinamicamente defina as faixas de valores para designar os 4 cluster que preciso criar. No exemplo existem 3 variáveis que são preenchidas manualmente, mas preciso colocar uma expressão em cada uma que me traga cada um destes valores.

  Alguém já criou algo parecido ?

Abraço,

Pablo Labbe

2 Replies
Anonymous
Not applicable

Legal isso!

testei aqui e funcionou da seguinte maneira:

voce cria um campo de acumulado no script... e na variável vc deixa a seguinte expressão:

=  MaxString (if( ( '25%' * sum( total VENDA))  <= Aggr( Sum(Acumulado), CLIENTE) , VENDA ))

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Olá Rodrigo,

Grato pela sua resposta, mas de acordo com o requisito do usuário, não posso usar um acumulado em script, pois estes agrupamentos podem ser recalculados conforme a seleção de certos grupos de clientes por categoria ou periodo de meses (que não estão no documento por simplificação do exemplo) .

  Fiz uma série de buscas e encontrei vários outros posts com problema semelhante onde para fazer o % acumulado correto seria preciso uma função que ordenasse os valores com base em uma expressão.

  Vou seguir pesquisando uma forma de  resolver isto.

Saudações,

Pablo Labbe Ibaceta

Consultor Qlikview