Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Pequena dúvida

Boa noite,

Sou novo nisto, trabalho com o programa à coisa de uma semana e ainda não estou totalmente ambientado com a ferramenta.

A minha dúvida é a seguinte: tenho 3 tabelas ID de estudante, Disciplina e Nota. E pretendia criar uma nova tabela com todas as notas de cada estudante apenas de uma disciplina.

Parece ser fácil, mas não estou a conseguir criar esta tabela.

Obrigado

3 Replies
Not applicable
Author

Boa Tarde,

Você pode utilizar uma tabela simples e adicionar uma dimensão calculada como por exemplo:

IF(DISCIPLINA = 'MATEMATICA', DISCIPLINA)

Como para as demais disciplinas este campo virá em branco/nulo, não será demonstrada na sua tabela (se estiver marcado para suprimir quando o valor for nulo).

Depois a idéia era inserir como dimensão a informação do estudante ("ID_ESTUDANTE"), e no campo de expressão colocaria a soma das notas "SUM(VALOR_NOTA)".

Ficaria algo como

Disciplina          ID_ESTUDANTE       NOTA

Matematica       1                             90

Matematica       2                             80            

Matematica       3                             70

...

Abraços

erichshiino
Partner - Master
Partner - Master

Você pode criar uma dimensão calculada ou set analysis.

Com este exemplo solicitado, não vejo vantagem entre um ou outro, mas para outros exemplos as expressões de set analysis com certeza serão necessárias.

Você poderia escrever, por exemplo:

AVG({<Disciplina={Matemática}>}NOTA)

Neste caso, estou fazendo a média do campo Nota, mas estou forçando a seleção do valor 'Matemática' no campo Disciplina. (A seleção não é aplicada no aplicativo de fato, apenas no cálculo desta forma).

Neste ponto dá para perceber que não existe vantagem entre um ou outro, mas digamos que você quisesse criar mais restrições ao cálculo, por exemplo, quantos são os estudantes que tiraram notas menores ou iguais a 60 em geografia?

Neste caso, a expressão seria assim:

count ({<Disciplina={Geografia}, NOTA={'<=60'}>} ID_ESTUDANTE)

Inclui estes exemplos no arquivo em anexo.

Pode ser um pouco trabalhoso, a princípio, se acostumar com estas expressões, mas garanto que serão muito úteis.

Recomendo que procure no help do QlikView desktop pelo tópico set analysis (em inglês) ou por Análise de conjunto em português.

Abraços,

Erich

leandro_gocosta
Contributor III
Contributor III

Boa tarde!

Você esta usando DW ou esta buscando os dados direto da produção, eu geralmente trabalho os dados antes de subir uso o step 1, 2, 3 ou crio uma view na DB que possibilita eu carregar os dados no formato que eu quiser.