Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

[off-topic] suggestion: Qlikview coffee

Pessoal,

Deixe-me explicar:

Como sou desenvolvedora de softwares em java, sempre ia a encontros que participava no fórum Guj de java, esses encontros lá na comunidade java sempre rolam ter a cada dois meses abordando um tema, o moderador sempre a cada dois meses marca um tema. Por exemplo: este mês o tema no encontro será a história do java,  a importância do java, que mercado de traballho podem trabalhar com programação java, e como fazer um HelloWorld bonitinho, ambiente de desenvolvimento que usam no mercado, tudo sobre o mundo java. Quem tiver interesse é só ir, o pessoal sempre costumava marcar a reunião na livraria cultura, para quem é de SP.

Acho bacana tomar essa iniciativa, não sei se tem isso na comunidade qlikview. Mas na boa, tenho a idéia e estou sugerindo um Encontro de desenvolvedores QlikView para confraternizar, trocar idéias, network, aprender sobre a ferramenta rica e poderosa que utilizam no dia dia da disciplina de BI.

O que vocês acham ?

[]´s

Rachel


36 Replies
aderlanrm
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Olá Raquel,

Eu acho a ideia ótima, apesar de está em Curitiba, seria muito bom ter uma iniciativa que parta da comunidade, pois o QlikDev é um grande evento, ter "micro" eventos pelo brasil é muito bom.

Eu trabalhei (ainda trabalho) com desenvolvimento .NET, e como no mundo JAVA, o pessoal é muito mais unido, bem diferente dos profissionais do QlikView, como você pode ver aqui na comunidade mesmo, muitos nem posta se a solução deu certo, não marcam como resposta, chegam até a marcar a própria resposta, ignorando completamente o tempo que foi dedicado para ajudar, sem nem o agradecimento como pagamento.

Na comunidade .NET é comum a transmissão de conhecimento, existe sites, blogs, videos, a própria Microsoft incentiva e apoia (financeiramente) as inicativas, já no mundo QlikView... Entendo que o modelo usado pela QlikTech pode não favorecer isso, mas eu particularmente acredito muito no primeiro modelo, 60% do que aprendi foi assim!

Espero um dia poder contribuir mais com a comunidade e desejo que a tecnologia e os profisionais amadureçam para que o nosso dia a dia seja mais cheios de soluções do que problemas!

Grande abraço e acompanharei o andamento dessa ideia! Parabéns!

Aderlan Rodrigues
Analista, Arquiteto de Dados e Piloto Amador Drone FPV
 (41) 9 9917-0869  www.BIdeAZ.com.br  Youtube.com/bideaz  Instagram.com/bideaz.in

"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito." (Peter Drucker)
Not applicable
Author

Eu sou de SP, por mim demorou!!!! Bem legal poder ir a encontros assim e aprender mais com a experiencia de quem está trabalhando a bastante tempo.Eu comecei não tem muito tempo, e aprendi muito aqui!! Aprendi algo novo essa semana e quero pegar o fds para fazer uma apostila e disponibilizar aqui. Pois nem todo mundo entende o que a ferramenta é capaz. A cada dia estou aprendendo mais e mais. E poder encontrar pessoas , e poder trocar conhecimentos vai ser bacana. Só marcar o dia hahahaahha.

Not applicable
Author

Que bom que gostou da idéia.

Acontece que sou iniciante na ferramenta também, tenho pouco tempo de Qlik, a idéia é reunir a galera de SP para trocar idéias, aprendizados, conhecimentos, acho legal partir uma iniciativa no post que coloquei sobre em marcar um caféQlik com profissionais QlikDev para melhor entendimento da ferramenta.

Porém, como disse sou iniciante na ferramenta, seria legal algum experiente enturmasse e trocássemos ideias, um café lá na livraria cultura, etc.

Eu acho legal a idéia, mas, não depende de mim, a iniciativa dei, o pessoal tem que colaborar, querer participar. Não é?

[]´s

Not applicable
Author

Obrigada Aderlan,

Sempre que dá, dou várias espiadas no fórum de java. Gosto muito de java, mas não quero mais desenvolver softwares em java, porque quando você desenvolve milhares de linhas de comandos, as empresas te sugam e sugam e não reconhecem o tanto que trabalhamos, quebrando a cabeça, pesquisando em fóruns, trocando idéias com profissionais.

Todo código que manipulam em softwares vão tudo para a malásia, eles olham o desenvolvedor java com outros olhos e outros angulos. Por isso, saí provisoriamente do mundo da programação e ir para BI. Claro que todas áreas tem seus problemas, mas, programação cansei.

Mas, vamos que vamos com a ideia de confraternizar encontros de qlikview.

O que eu souber ajudar na comunidade, o farei. Assim, como a galera tem ajudado...

[]´s

Not applicable
Author

Eu topo..

abs,

Marco

Not applicable
Author

Bacana!

Há quanto tempo de experiência?

Tem algum QlikDev experiente que você conheça para abordar sobre Qlik? L

Lembrando para Região de SP.

[]´s

Not applicable
Author

Trabalho com qlikView a 3 anos.

Já trabalhei com qlikview prestando serviço em varias multinacionais no inicio, já desenvolvi aplicações desde manufatura, logistica, compras e vendas , RH entre outros.  Hoje trabalho como consultor em BI na Deloitte de SP liderando uma equipe de desenvolvedores.

abs,

Marco

Not applicable
Author

Bacana!!

Realmente estou bem crua em Qlik, o Kaauan tem me ajudado e ensinado bastante via skype. Porém, estou agarrando uma oportunidade que recebi na empresa, e quero agarrá-las o máximo possível. Pois, assim que tiver noção básica e já começar a desenvolver aplicações aí sim posso pensar na possibilidade de aperfeiçoar em cursos na formação de desenvolvedores QlikDev.

Então, já tens uma boa experiência. Que tal marcarmos um QlikCoffee para reunir com a galera que trabalha com Qlik em trocar idéias da ferramenta, aprendizado, novas tendências , etc.

[]´s

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Olá Aderlan,

   Em relação ao problema dos usuários não darem retorno sobre as soluções e não saberem utilizar os recursos da plataforma do forum, creio que é uma questão de educação de uma minoria.

   Dentre os foruns de BI que participo, o forum do Qlikview é um dos mais ativos e colaborativos que eu conheço, tanto globalmente quanto localmente.

  Qlikview tem crescido muito nestes ultimos anos e pessoas de várias profissões, não somente programadores que já tem a cultura de utilização de foruns, tem se valido do forum para aprender sobre qlikview. É questão de tempo até que se acostumem com a etiqueta de reconhecer a ajuda que recebem.

  Sobre o encontro de usuários, realmente já está na hora de haver esta organização. Já temos um bom número de desenvolvedores Qlikview no Brasil que poderiam criar grupos de usuários locais  (GUs), em cada estado, para promover estes encontros.

  Sou do RS, tenho 4 anos de experiência em Qlikview e ontem fiz a minha certificação, onde fui aprovado como Qlikview Certified Developer/Designer. Fico a disposição no que puder ajudar.

Abraço,

Pablo Labbe Ibaceta