Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Iniciando - Primeiro Post

Bom dia Pessoal.

Esse é meu primeiro post no fórum, e desde já gostaria de agradecer a ajuda, e me colocar a disposição para ajuda-los. Sou iniciando no Qlikview, porém como a ferramenta é extraordinária, a necessidade e a curiosidade faz com que iremos além das expectativas.

Tenho as seguintes dúvidas:

1) Como faço para obter o valor de um indicador onde a dimensão possui um filtro aplicado?

Veja por exemplo o primeiro relógio do qvw em anexo. No título do gráfico estou "buscando" o valor da expressão =Sum(REALIZADO). O resultado esta sendo 1255 que é a soma de todas as linhas. Gostaria que o valor fosse 480 (referente ao CC = 301, TI). Como faço isso?

2) Como faço para buscar o título do segundo relógio da coluna DESC_CC?

Coloquei a expressão =DESC_CC mas só funciona quando aplico um filtro. Como nos relógios já tem um filtro aplicado por uma dimensão calculada é possível buscar a descrição do CC para formar o título?

Obrigado

Rafael

1 Solution

Accepted Solutions
matzenbacher
Creator II
Creator II

Ola Rafael,

Primeiramente seja bem vindo a comunidade e ao  mundo do Qlikview, sem duvidas  é uma ferramenta fantástica.

1 - Sobre a primeira pergunta, conhece a função set analyses?

voce pode usar desta forma para ter o resultado esperado no titulo do grafico:

=Sum(  {  <  DESC_CC = {'TI'}  >  }   REALIZADO)

ou

=Sum({<CC= {'301'}>} REALIZADO)

tanto faz.

2 - Na segunda questao acho q voce pode apenas escrever de forma simples, ' Contabilidade ', afinal a expresão vai manter apenas o valor da dimensão desejada.

ou voce pode colocar isso, só nao vejo propósito:

=only( {<CC = {'302'}>} DESC_CC)

abs.

*** Mandei um novo modelo com expressões usando set analyses, nota que neste caso nem é necessario o uso de dimensões/

View solution in original post

7 Replies
matzenbacher
Creator II
Creator II

Ola Rafael,

Primeiramente seja bem vindo a comunidade e ao  mundo do Qlikview, sem duvidas  é uma ferramenta fantástica.

1 - Sobre a primeira pergunta, conhece a função set analyses?

voce pode usar desta forma para ter o resultado esperado no titulo do grafico:

=Sum(  {  <  DESC_CC = {'TI'}  >  }   REALIZADO)

ou

=Sum({<CC= {'301'}>} REALIZADO)

tanto faz.

2 - Na segunda questao acho q voce pode apenas escrever de forma simples, ' Contabilidade ', afinal a expresão vai manter apenas o valor da dimensão desejada.

ou voce pode colocar isso, só nao vejo propósito:

=only( {<CC = {'302'}>} DESC_CC)

abs.

*** Mandei um novo modelo com expressões usando set analyses, nota que neste caso nem é necessario o uso de dimensões/

Not applicable
Author

Perfeito!

Ficou bem mais fácil usando desta forma. Eu tinha feito umas "gambis" pegando o retorno do Min com -1.

Preciso de um treinamento urgente (rs).

Obrigado.

matzenbacher
Creator II
Creator II

Trainamento sempre é bom... mas fica a vontade pra ir postanto as duvidas por aqui o pessoal ajuda muito.

se quiser pode me add no skipe

kaauan.matzenbacher

abs.

Not applicable
Author

Na dimensão dos Centro de Custo (CC_S)  tenho os valores: 101,102,103... 201,202,203... 301,302,303.

Gostaria de fazer um somatório de todos os CC que iniciam com 1, 2 e 3.

Já tentei o seguinte mais não deu certo:

=Sum({<Left(CC_S,1) = {'1'}>} SALDO_REAL) / Sum({<Left(CC_S,1) = {'1'}>} SALDO_PREVISTO)

É possível?

matzenbacher
Creator II
Creator II

Não consegui com set analyses, se alguem souber posta aqui;

mas pode fazer assim tmb:

=sum(   if(mid(CC,1) = 1   or   mid(CC,1) = 2   or   mid(CC,1) = 3 ,   CC))

Nao esquece de colocar a primeira resposta como correta, e as proximas duvidas coloca em novas discussões pra ajudar outros com as mesmas duvidas.

abs!

Not applicable
Author

Não funcionou.

O Mid(CC,1) esta retornando "-". Só retorna a informação (código do CC) se tiver com um filtro na dimensão CC aplicado.

matzenbacher
Creator II
Creator II

Teu qvw nao tinha todos os dados q vc citou,  se der manda pra dar uma olhada.