Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rphpacheco
Creator III
Creator III

Como ponderar valores no QlikView?

Boa tarde a todos.

Existe alguma forma de ponderar valores no QlikView? Algo do tipo SOMARPRODUTO() do Excel?

Tenho um relatório de Frete onde confronto o valor cobrado com a conformidade de uma tabela de valores pré-definida. Algo do tipo:

FILIALCLASSIFICAÇÃOCIDADEFRETEVALOR TABELAQTD_REGISTROSTOTAL_FRETE_TABELA
3AANTONIO CARLOS20

40

140
3ABIGUACU805

20

561120
3AFLORIANOPOLIS4852035700
3AGOVERNADOR CELSO RAMOS2314012480
3TOTAL15411201042340

Bom... Aí vão algumas considerações:

FILIAL, CLASSIFICAÇÃO e CIDADE são dimensões.

FRETE = SUM(VALOR_FRETE)

VALOR TABELA = SUM(VALOR_TABELA)

QTD_REGISTROS = COUNT(CLASSIFICAÇÃO)

TOTAL_FRETE_TABELA = VALOR TABELA * QTD_REGISTROS

Valor de frete eu pego direto do banco de dados.

Valor da tabela eu pego de uma base em excel.

Seria tudo tranquilo se apenas o SUM(VALOR_TABELA) somasse os registros existentes dentro do valor da base excel, mas por algum motivo isto não está acontecendo. Na verdade colocando a função SUM() ou não ele me tras o mesmo valor.

A alternativa que pensei foi então ponderar os valores como está na linha dos totais, mas não sei como ponderar isso no QlikView.
Se ao menos existisse uma fórmula como o somarvalores do excel.

Bom, era isso

2 Replies
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Raphael,

Você já tentou esta expressão :

  sum(VALOR TABELA * VALOR_FRETE) / sum(VALOR_FRETE)

  Esta expressão calcula a média ponderada de VALOR_TABELA tendo como base VALOR_FRETE.

Att,

Pablo Labbe Ibaceta

Consultor Certificado Qlikview

Vision Gestão & Tecnologia

rphpacheco
Creator III
Creator III
Author

Pablo,

Tentei da forma que você me passou mas não deu certo

Vou incluir uma imagem da tabela para ter melhor noção do problema:=

FRETE.jpg

Trata se de um indicador que avalia o frete cobrado x tabela de frete da empresa. Nele temos o valor cobrado de nossos clientes na coluna Frete. Na coluna Valor Tabela nos temos os valores puxados de uma tabela de preços de frete com base na classificação de peso e localidade. Esta tabela encontra-se em um arquivo .xlsx

Para somar o valor do frete eu utilizei a exepressão Sum(VALOR_FRETE), e para a coluna Valor Tabela Sum(VALOR_TABELA).

Para o resultado de frete o Qlikview está somando tudo certinho, mas para o Valor da tabela ele está apenas trazendo o valor unitário para determinada localidade com determinada classificação de peso. Ex: na figura acima para a Classificação E e cidade Biguaçú nos temos o valor da tabela em R$55,00, mas existiram duas notas para essa cidade. O correto era o Qlikview trazer o valor R$110,00.
Até fiz um count das notas e multipliquei pelo valor da tabela, mas quando chego nas dimensões CODFIL e CLASS_PESO os valores não batem, pois ele irá multiplicar a soma dos valores da tabela com o count de notas.

Por isso perguntei se daria para ponderar estes valores. Já estou quebrando cabeça a dias com este problema 😕
Estou enviando um QVW e o arquivo .xlsx para vcs darem uma olhada e ver ser há uma solução!
Desde já agradeço a colaboração de todos!