Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

BI

Como é que o BI influencia na tomada de decisão ?


E qual a diferença entre a BI e sistemas de software ERP, CRM e outros?

28 Replies
Not applicable
Author

Com essas "informação me dá melhor condição de tomar a melhor decisão ?" voce traduz o BI, agora cabe ao analista transformar os dados em informações.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

acho qu este artigo na wikipedia pode ajudar a esclarecer o conceito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_empresarial

Importante ressaltar que Qlikview se diferencia das ferramentas de BI dando a si a denominada de uma plataforma para Business Discovery, onde as análises são desenvolvidas pelos usuários, e não pela TI.

Tem um consultor amigo meu que  costuma brincar dizendo que Qlikview também serve como ferramenta de BI, mas ele vai além.

Abs,

Pablo Labbe

Consultor Certificado Qlikview

www.visiongi.com.br

Not applicable
Author

Esse post está sendo bem interessante, eu sou da área de TI(como a maioria aqui deve ser tbm), e to começando a pegar essa visão analitica sobre os dados. Pois é o que está me faltando. Aderlan comentou algo muito interessante que eu vou carregar cmg. Pq fzr o Gráfico XPTO e não o XPTZ? Achei bem legal essa abordagem, entender qual a melhor maneira de expor as informações para os usuarios finais. To lendo o artigo que o Pablo Labbe postou.

Not applicable
Author

Segundo minhas leituras, pelo que entendi a  parte de BI trabalha com esses dados estatísticos buscando trabalhar com essas informações e fornecer resultados e tendências aos tomadores de decisão.


Na Wikipedia tem bastante coisa, e li o artigo que o Pablo Lable postou bem interessante, mas basicamente você tem o conceito de dimensões e cubos.


Supondo que o QlikView Community tenha um log de acesso de todos no ano de 2012, você poderia montar um relatório de acessos por dia.


Aí teremos acessos x dia , em cima disso podemos montar quais os termos geram mais acessos: aí temos um cubo: acessos x dia x termo . É isso ?


Tento imaginar e tentar tirar um relatório disso do ano todo ? Vai demorar mais um ano para dar o resultado .


Por isso que BI, pelo que entendi, ele costuma armazenar os dados resumidos, ou seja, ele teria gravado o total de acesso de um termo de um dia... e depois aí somar tudo isso para ter o relatório anual é rápido.


Com essas informações, existem algumas funções matemáticas que conseguem prever algumas tendências dos números... por exemplo:  se no relatório desse que os termos "eclipse" e "ruby" são os mais acessados, pode mostrar também que o termo "junit" em algumas semanas será o mais acessado (isso ajuda na tomada de decisão de algum investimento). Tentei simular e imaginar mais ou menos.


Bom, acho que é isso... não sei se ajudei ou piorei.

aderlanrm
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Olá Rachel,

Você está no caminho certo, está entendo bem os conceitos, porém achei muito focado ao BI Tradicional, onde deve-se criar cubos com informações pré-processadas e etc.

O grande diferencial do QlikView é exatamente não precisar modelar dessa forma, se para entender o funcionamento do QV você passar por essa etapa, é bom, mas terá que desconstruir isso para ter melhores resultados com o QV, pois o modelo tradicional de BI pode ser usado para o QV, mas isso limita a quantidade, e diria até a qualidade da informação que pode ser gerada.

Outro exemplo que gosto de usar é um relatório de vendas, ele seria uma "fase" do cubo, seja qual for os filtros e ordenações que você fizer, continuara limitado a ver informações sobre venda, já se listar todos os produtos, todos os itens vendidos com seus respectivos preços e quantidade vendida, mas os clientes de cada venda, poderá ter além das mesmas informações relacionadas as vendas, poderá também ter informações sobre os clientes e sobre os produtos, ou seja, não precisa se preocupar com montagem de cubos ou pré-processamento de dados, mas sim com o enriquecimento dessas informações, para que possa gerar a maior quantidade de análise possível.

Cloro que isso depende muito de quanto se pretende investir em um projeto, abaixo coloquei uma imagem que rola pele net, bem humorada, mas representa bem o resultado dependendo do investimento dos usuários.

Como quer o seu projeto.jpg

Abraço.

Aderlan Rodrigues
Analista, Arquiteto de Dados e Piloto Amador Drone FPV
 (41) 9 9917-0869  www.BIdeAZ.com.br  Youtube.com/bideaz  Instagram.com/bideaz.in

"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito." (Peter Drucker)
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Gostei do gráfico, principalmente das combinações relacionadas ao requisto "Grátis" . rsrsrs....

matzenbacher
Creator II
Creator II

tmb gostei do gráfico, ilustra bem a realidade de projetos.

Not applicable
Author

Tipo assim :

Estaria utilizando uma base de dados, trabalhando propriamente dito com estes dados/informações que estarão presentes via mineração de dados, já com o extração transformação carga, assim, gerando um conhecimento , e este conhecimento seria um lote de data mart?

em que estágio inicia a tomada de decisão com base a essa explicação?

estou tentando correlacionar conceito um pouco na prática, para fazer sentido a coisa.

Not applicable
Author

Pesquisei melhor.

ABI é nome da área a disciplina é BI.

Pelo que li desde que iniciei a área, fato este que quem toma a decisão é o usuário. Baseado nas informações processadas (CUBOS) que foram criados a partir das informação brutas (Raw Data), que vão para o BD através de um processo de Extração/ transformação/ carga.


A idéia de BI é transformar dados em informações que são utilizadas para a tomada de decisão. A informação pode ter diversas visões que são criadas através dos cubos, o cubo define a limitação da informação. Por exemplo: faz sentido relacionar Estado e depois Cidade, e não continente e depois município..


resumindo o: quem limita isso é o cubo.

aderlanrm
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Olá Rachel,

Para QlikView, esquece o CUBO, só é util já ja existe, ou seja, não vai jogar fora todo um trabalho de transformação, pode ser usado, mas não deve fazer parte de um projeto de BI em QlikView (Alguém faz?)

Isso não elimina o ETL, ele será feito em QV, um pouco diferente do metodo tradicional! Rsrsrsrs...

Abraço.

Aderlan Rodrigues
Analista, Arquiteto de Dados e Piloto Amador Drone FPV
 (41) 9 9917-0869  www.BIdeAZ.com.br  Youtube.com/bideaz  Instagram.com/bideaz.in

"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito." (Peter Drucker)