Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
srchagas
Creator III
Creator III

Documentação: Boas praticas desenvolvimento

Bom Dia Pessoal,


alguem sabe se existe algum manual de boas praticas para desenvolvimento  no qlikview, eu achei um documento mas não tem espeficiamente o que eu preciso, estou com seguinte caso aqui.

1 - Existe:  Um administrador da ferramenta e Desenvolvedor (no caso sou eu) e um desenvolvedor.

Esse outro desenvolvedor tem uma mania que eu abomino: ele desenvolve dentro do servidor do Qlikview de Produção , eu ja pedi varias vezes para não fazer desenvolvimento lá, usar propria maquina (qlikview versão free) e subir somente o qvw e qvd's para servidor de produção (coisa que eu faço + coloco tudo do subversion fazendo melhor maneira possível).

Devido a questões de hierarquia, precisava provar isso por A + B + C , caso contrario não serei ouvido, por que ja comentei varias vezes que isso pode dar problema, por que ficam efetuando carga mandando extrator rodar no servidor de produção ( em base de desenvolvimento de banco de dados), só que isso causa consumo de memoria do servidor, lentidão da ferramenta, por que prioridade é do extrator e ja aconteceu casos da ferramenta parrar por este motivos, só que não consegui prova que foi aquela arte, por que Log não foi muiro expressivo.

Gostaria de saber se uma documentação dizendo para não fazer desenvolvimento na maquina de produção do qlikview ou um aviso de alguem da Qliktech pode ser algo simples assim:

"O SEU DOIDO NUNCA USE MAQUINA DE PRODUCAO COMO DESENVOLVIMENTO"

qualquer coisa assim já me ajuda.

Sds

9 Replies
srchagas
Creator III
Creator III
Author

Só para adicionar o Mestre da cagada que comentei acima tem pupilo, ou seja são dois acessando servidor de produção...

matzenbacher
Creator II
Creator II

Pois é cara,

Não pode sair coisa boa nesse tipo de prática mesmo, essa deve ser uma das primeiras regras sobre desenvolvimento. Se eu encontrar algo do tipo posto aqui.

Tu poderia talvez criar uma enquete sobre o assunto aqui no grupo, e se tiver um bom resultado tu poderia usar como base no teu argumento.

Not applicable

Olá Thiago,

Isso não é questão de boa prática para QlikView e sim para qualquer solução.

Não se usa servidor de produção para desenvolvimento,  por isso existe servidores de desenvolvimento, teste e homologação, assim caso tenha algum problema isso não irá refletir direto nas aplicações do cliente em produção ..... 

Procure CMMI assim você pode definir/melhorar seus processos.

abs,

Marco

Not applicable

Nossa fazer direto em produção é loucura oO.

Pior que quando fazer só em produção se torna um vicio, mesmo mostrando documentação não adianta. Qualquer coisa Thiago, da um susto neles. Tipo quando eles tiverem um tempo livre, sem fazer relatório, cria uma base de homologação, passa pra eles e quando eles executarem algo, drop o banco.

matzenbacher
Creator II
Creator II

Boa, da um susto no loco que talvez ele mude de idéia.

aderlanrm
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Fala Thiago, tudo bem?

Como a maioria do pessoal aqui já disse, é MUITO complicado desenvolver em ambiente de produção, quando ha alternativas, deve ser evitado, mas eu pergunto:

E quando você tem um projeto com 40GB de dados? Vai rodar no seu notebook? O seu desktop aquenta? E projetos maiores?

Então, não parece ser o seu caso, mas muitas vezes precisamos simular o ambiente real para viabilizar o projeto, por isso, a QlikTech disponibiliza um tipo especial de licenciamento, onde permite montar um ambiente de testes com as mesmas licenças do ambiente de produção, talvez essa seja a melhor solução para vocês, montar um ambiente de homologação para o pessoal trabalhar.

A sua master é a Toccato?

Entre em contato com sua master e veja como funciona, se você é cliente final, me avise, posso ver isso para você.

Grande abraço.

Aderlan Rodrigues
Analista, Arquiteto de Dados e Piloto Amador Drone FPV
 (41) 9 9917-0869  www.BIdeAZ.com.br  Youtube.com/bideaz  Instagram.com/bideaz.in

"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito." (Peter Drucker)
srchagas
Creator III
Creator III
Author

Boa Tarde Ardelan,

na verdade aqui a empresa  é a Nordica, mas consegui da rum jeito eu acho que sei o que você disse eru pelo menos quando desenvolvo agora estou alocando licença direto do servidor para acessar, editar e etc os qvd's lá na opção Abrir do servidor, esse tipo de coisa nos ja temos aqui.

Obs: Ação tomada - Deixei dar uma merda dar "uma pequena pani", e botei tudo na mesa, resumindo, agora é assim e só a Infra-estrtura ou o administrador da ferramenta tem acesso o servidor.

Obs²: Essa pani foi controlada, deixei acontecer não quis evitar mas tinha controle siobre a situação...

fosuzuki
Partner - Specialist III
Partner - Specialist III

Fala Thiago tudo bem?

Não tenho muito mais a comentar, o pessoal já falou bem. O ponto que o Aderlan comentou é importante, às vezes o app tem centenas de MBs e quando sobe pra memória consome vários GBs, não dá pra rodar esses QVWs em um desktop. O ideal seria ter um outro server de desenv, com a licença Test Server (mais ou menos 50% do $$ da licença normal) mas o cliente pode não ver o benefício, e aí só nos resta desenvolver no próprio server de produção. Mas mesmo assim tem como estruturar o desenv pra não dar m....

Eu mesmo trabalhei em um cliente com outros 2 consultores ao mesmo tempo, desenvolvendo no próprio servidor de prod, e não deu problema. Acho que o ponto-chave é organização e comunicação.

Eu sou da Nordica, se precisar de ajuda é só entrar em contato.

Abs

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Falando em boas práticas também  na hora de desenvolver aplicações , seguem links com dois documentos interessantes que eu achei.

https://docs.google.com/file/d/0B591II4Cc02HZ1h6ZUU3SFFiQTg/edit

https://docs.google.com/file/d/0B591II4Cc02HVDU5aExnNnY3bnM/edit

Boa leitura,

Pablo Labbe

Consultor Qlikview