Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Qlikview Workbench

Alguem ja usou ele??? To dando uma pesquisada e vi que é possivel criar um portal utilizando ele.

18 Replies
Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Vamos tirar as dúvidas!!

Workbench não é um produto e sim uma funcionalidade do QlikView Server.

Sua licença de QlikView Server precisa contar a tag WORKBENCH;YES;; para que esta funcionalidade esteja disponível.

Essa tag é vendida separadamente da licença do QlikView Server, então caso não tenham entrem em contato com o seu distribuidor.

 

Na prática ela torna possível a inclusão de objetos de QlikView dentro de uma página .NET (e somente .NET)

Ao instalar o Workbench você terá uma biblioteca de recursos disponível no Visual Studio.

A parte de autenticação do usuário ficará por sua conta. O que terá que ser feito é a solicitação da autorização deste usuário ao documento QVW em questão.

 

Existem duas formas recomendadas para fazer a solicitação de autorização do usuário.

- A solicitação de um ticket ao serviço do QlikView Server

- Passar um Header HTTP com o nome do usuário e configurar o QlikView para utilizar esta forma de autenticação.

Todo o processo de verificação de senha e segurança deve ser feito antes da autorização. O QlikView Server não irá validar nenhuma informação de segurança a não ser pela autorização do usuário no documento QVW.

Como tudo ainda vai acontecer por trás do QlikView WebServer ou IIS, as configurações de autenticação precisam refletir o que está configurado no seu projeto do Visual Studio.

Muitas vezes o que acontece é que existe a necessidade de instalar um segundo QlikView WebServer para configurar diferente do uso normal de um AccessPoint. Para poder manter usuários acessando normalmente via AccessPoint e ainda sim conseguir fazer a autorização por outros meios e permitir o uso do Workbench.

Qualquer dúvida, façam o download do produto em http://global.qlik.com/download/ e vejam a documentação que vem junto com o instalador.

Abraços

Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Encontrei aqui no Community uma ferramenta para testar tickets.http://community.qlik.com/qlikviews/1078

matzenbacher
Creator II
Creator II

Muito interessante essa funcionalidade.. tava conferindo o custo disso...  pra ter 1 qvw de acesso livre num site.. nada barato =D

abs.

Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Sim, mas são duas coisas distintas.

Para acesso público de um QVW não é o Workbench e sim o QlikView Information Access Server (IAS), que é uma modalidade de QlikView Server para portais.

Isso é o que fala o manual do QlikView Server na página 89.

QlikView IAS is a QlikView Server that is licensed for an uncapped number of users, but limited to a single QlikView document. QlikView IAS runs in anonymous mode and must be publically accessible without authentication (on the public Internet), that is, it must not be placed behind a firewall. No QlikView client can access QlikView IAS – the user interface must be built by the end user either manually or by using QlikView WorkBench.

Esse sim é caro, ele usa o Workbench como forma de entrega, mas você também pode ser o Workbench para publicar internamente usando um servidor Qlikview Server Enterprise.

Not applicable
Author

Nossa muito dahora isso Caique!!! Valeu mesmoo!!! Esclareceu muitas duvidas!!! Agora eu to dando uma pesquisada em como fazer o Portal + SSO + Qlikview, dessa forma não precisando logar no access point.

Not applicable
Author

Eu pesquisei e vi que é possivel fazer, mas eu não sei como fazer. E vi que a autenticação tem que ser via DMS, porém seria preciso adquirir uma nova licença. Seria isso mesmo Caique?

Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Isso mesmo, precisa ser DMS. Você vai precisar de um QlikView Server Enterprise Edition e a tag de QlikView Workbench na sua licença. Workbench só existe no QVServer EE.

Se você tem um QlikView Server Small Business Edition vai precisar fazer o upgrade dele pra EE e comprar o Workbench.

Os fóruns aqui vão de dar uma boa ajuda de como configurar o seu ambiente, mas talvez seja interessante você investir em serviços especializados para ter certeza que esteja com tudo configurado corretamente e não tenha problemas com segurança de dados.

Abraços

Not applicable
Author

Entendiii, será que vc teria alguma apostila que ensine a fazer essas etapas? O Sharepoint que eu vi muitas pessoas comentando e necessário? E se eu poderia usar o IIS que gera paginas HTML dinamicas em vez de usar o Workbench? E qual o motivo de ser somente via DMS?

Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Eu não tenho nenhum material explicativo sobre Workbench. Só alguns documentos explicando a teoria de como fazer. Dá uma olhada neste documento sobre uma Demo que tinhamos há um tempo atrás.

Ele trata de um objeto de extensão que foi usado mas também foi usado o Workbench. Aqui não fala da parte de autenticação porque era anônimo, mas dá uma boa idéia de como você deve planejar o seu projeto.

O outro documento fala de integrações, entre elas o Workbench e SSO.

Dá uma olhada ai que deve te ajudar em alguma coisa.

Abraços