Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

QVS + Memoria

Prezados Boa tarde.

Estive verificando que apos um usuario realizar o uso dos aplicativos qlikview, não é desalocado a memoria utilizada no servidor.

Alguem sabe se é possivel forcar o QVS a liberar a memoria utilizada apos o logoff dos usuarios ?

17 Replies
Not applicable
Author

Bem, até o momento nao reinicializava nenhuma vez, agora comecei reiniciar ao final da tarde apos o ninguem estar mais logado.

Not applicable
Author

Eduardo, Aproveitando há alguma dica de como posso configurar meu QVS afim de otimizar a performance ?

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Olá Paulo,

   Você tem idéia desde quando o serviço do qlikview ou o proprio servidor não era reiniciado ? Pelo tamanho das aplicações creio que fazia um bom tempo que o serviço estava no ar sem reiniciar.

   O Qlikview Server, vai alocando memória a medida que usuários interagem com as aplicações ao longo do tempo e para desalocar, somente reiniciando o serviço "Qlikview Server".

   A quantidade maxima de memoria que ele vai alocar depende do parametro "Working set limits"  na aba Performance da console de gerenciamento do servidor qlikview. (QMC). Ali você determina limites minimos e maximos. O padrão é 70 / 90. isto é. No minimo ele vai ocupar 70 % da RAM e no máximo 90 %. 

   Eu tenho reduzido estes parametros para 50 / 70 já que é preciso deixar memoria disponivel para processos de recarga das aplicações quando não se tem o publisher para executar as recargas em uma outra máquina dedicada.

  Sugiro deixar programado o reinicio dos serviços do Qlikview semanalmente.

Abraço,

Pablo Labbe Ibaceta

Consultor Qlikview

Vision / TSVC

Not applicable
Author

Prezado Pablo, tudo certo ?

Bem até o momento nunca reinicializava meus servicos, pois nao tenho conhecimento pleno do funcionamento do QVS.

Imaginava que no momento em que usuario efetuasse o logoff, a memoria iria sendo realocada ou liberada. No meu caso, ocorre de chegar ao final de nao ter nenhum usuario logado mais no Qlikview, e a a memoria ainda estar la alocada.

Meu cenario é exatamente como comentou, durante a noite realizo as recargas de dados.


Not applicable
Author

Paulo,

Nunca precisei realizar esta verificação de otimização de performance no Qlikview Server.

Não sei se existe uma forma desta otimização, uma das coisas que sempre levo em consideração é a memória disponivel no servidor Qlikview.

Abraços

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

É isso mesmo.

  A memória fica alocada mesmo quando não há usuários conectados, a não ser que você configure para ele descarregar documento da memória decorrido um certo tempo de inatividade, isto é, sem usuários acessando o documento. Ele vai desalocar a parte correspondente ao documento, mas a área compartilhada para cache de dados de usuários, essa permanece alocada.

Abraço,

Pablo

Not applicable
Author

Certo,

Abusando de sua boa vontade:

a não ser que você configure para ele descarregar documento da memória decorrido um certo tempo de inatividade,

Como implementar ??

Forte abraço

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Paulo,

  Este parametro se chama "Document Timeout" e é configurado na aba performance de cada documento.

Abraço,

Pablo