Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Acumulado mensal

Bom dia

Estou com problemas, já tentei seguir várias discussões aqui no fórum mas não obtive êxito.

Tem uma aplicação com o Plano Orçamentário Mensal, porém, desejo criar uma aba que me traga, além dos gastos projetados e realizados do mês marcado, me traga os gastos acumulados do início do ano até o mês selecionado.

ex: Projetado Jan: 1.200            Projetado Acumulado Jan: 1.200

      Projetado Fev: 1.550            Projetado Acumulado Fev:  2.750

      Projetado Mar: 1.780            Projetado Acumulado Mar: 4.530

     

acumulado 1.jpg

acumulado 2.jpg

Segue a expressão utilizada para o projetado do mês selecionado.

SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC)

Desde já agradeço a atenção

7 Replies
Not applicable
Author

Ola,

Você pode utilizar as funções RUNGESUM + ABOVE para realizar o calculo de acumulado.

Ex.: RANGESUM( SUM( SEU_VALOR ),ABOVE( SUM( SEU_VALOR ), 1, ROWNO() ) )

Basicamenteo conceito é retornar o valor do registro atual atraves do primeiro parâmetro na função RANGESUM():  SUM( SEU_VALOR )

A função ABOVE possui 3 parêmetros sendo a primeira a expressão de cálculo, a segunda a partir de qual registro deve iniciar, e o terceiro parâmetro q quantidade de linhas anteriores deve ser considerado.

Para que você consiga realizar seu cálculo, basta trocar a expressão SUM( SEU_VALOR ), para expressão que você esta utilizando:

SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC)

Segue em eanexo um exemplo com a utilização destas funções.

Not applicable
Author

Fiz como você explicou, mas não adiantou..

PROJ FEV

SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC)

PROJ ACUM FEV

RANGESUM( SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC),

ABOVE( SUM({<ATIVO_SN={"S"}, PACOTE_C={"1","2","3","4","5","6","7","8","9","10","11"},UNIDADE_C={"14"},CUSTO_C={"7253","7351"}, CONTA_C={"*"}-{"3416"} >}VL_GASTOS_ORC), 1, ROWNO() ) )

ACUM 3.pngACUM 4.png

Not applicable
Author

Esse exemplo que eu fiz foi para acumular as linhas, tem como postar um exemplo pequeno com dados para que possa montar a expressão correta?

Not applicable
Author

Segue

EXEMPLO 1.jpg

Quero que acumule o total de gastos

ficaria dessa forma

EXEMPLO 2.jpg

Porem, estaria selecionando um mês de cada vez.

Segue abaixo qvw e base de exemplo.

Desde já agradeço a ajuda.

Not applicable
Author

troque a função above por BEFORE e o rowno() por ColumnNO()

RANGESUM(sum(VALOR), BEFORE(SUM(VALOR), 1, ColumnNo()))

segue o seu exemplo

Not applicable
Author

Parceiro.. se eu não selecionar nenhum mês funciona perfeitamente.. Porem se eu selecionar um mês, ele não acumula no Acumulado.

exemplo 3.jpg

exemplo 4.jpg

As apresentações são mensais, onde irei analizar apenas o mes selecionado e o acumulado até ele.

Not applicable
Author

Acredito que você deva utilziar também uma expressão de set analysis.

Um caminho pode ser este:

sum({$<MÊS={'<=$(=Only(MÊS))'} >} total<CONTA> VALOR)

Mas teria que adapta-lo até encaixar no resultado esperado.