Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Contar ocorrencias inibindo o relacionamento e seleções

Boa tarde pessoal !

Estou com um problema aqui e não estou encontrando solução, vejam se poderiam me ajudar.

Tenho 3 tabelas carregadas, e o campo 'cod_vendedor' presente em todas elas:

VENDEDOR

cod_vendedor

nome_vendedor

CLIENTE

cod_cliente

nome_cliente

cod_vendedor

etc...

VENDAS

nr_nota

cod_cliente

cod_vendedor

etc...

Preciso saber por exemplo quantos clientes o vendedor 123 representa. Ou seja, teria que contar quantos registros de clientes possuem o campo cod_vendedor = 123, independente da seleção atual, e também do número de vendas.

Não consegui fazer, pois aparentemente ele conta o numero de notas quando dou um COUNT(DISTINCT cod_vendedor).

34 Replies
Not applicable
Author

Clever, como faço pra postar meu qwv aqui ? só vi opção para foto e vídeo !

Clever_Anjos
Employee
Employee

Vai na opção "Use Advanced Editor" e depois procure por "Attach"

Not applicable
Author

Bom dia Clever !

Segue exemplo anexo.

Perceba que na tabela CLIENTE, o campo cod_vendedor tem outro nome pois o Cliente pode mudar de Vendedor.

Selecione o Vendedor 237:

No exemplo, sem selecionar período, perceba que ele tem 7 clientes. Na verdade ele vendeu pra esses 7 clientes no período, porém na tabela Clientes existem 10 registros com esse representante, e é nesse número que preciso chegar.

Se voce limpar a seleção do Vendedor 237, e ir na lista de Clientes, procurar pelos códigos 127037, 145315 e 155153, verá na tabela logo abaixo que esses clientes também estão amarrados ao vendedor 237.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Veja se a formula que coloque no text box no meio da tela te atende

Not applicable
Author

Seria isso mesmo, testei com outros Vendedores e deu certo.

Porem copiei a fórmula pra dentro do meu qvw original e dá outro número, 57.

A única diferença do meu pra esse que te enviei é que limitei os dados de NF, carregando apenas de 15/dez/2013 pra frente. Mas o cálculo não é em cima das vendas, entao deveria dar certo aqui tambem. O que pode ser ?

Clever_Anjos
Employee
Employee

Sua tabela CLIENTE, um cliente aparece mais de uma vez quando troca o vendedor que atende ele?

Pode ser que a alteração abaixo resolva:

=sum(

  aggr(

  count(DISTINCT {<COD_VENDEDOR=>}COD_CLI),

  COD_REP

  )

)

Not applicable
Author

Não aparece repetido não, o COD_cliente é único !

substitui a fórmula lá, deu o mesmo número...57....estranho pois subi todos os clientes pra vc, sem restrição.

ah, vc percebeu que o número 10 somente aparece quando nao selecionamos nenhum período (ano) ? teria como "fixar" para que mostre esse valor independente do período ? (ANO, MES, DIA, etc)

Clever_Anjos
Employee
Employee

O comando abaixo irá contar descartando qualquer seleção

=sum(

  aggr(

  count(DISTINCT {1}COD_CLI),

  COD_REP

  )

)

Not applicable
Author

Olá Cleber Nogueira

Sua necessidade é saber a quantidade de clientes que "pertence" a cada vendedor, correto?

A princípio eu criaria um novo cod_vendedor na tabela de cliente, com outro nome claro para não termos ligações e este seria o campo usado no count. Você já tentou isso? Se quiser, me envie o qvw que posso testar aqui.

[]'s

Not applicable
Author

Nossa, agora contou mais de 60 mil registros...mesmo selecionando somente o vendedor 237.