Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Como ocultar dimensão no gráfico quando o usuário seleciona uma aba

Olá,

Tenho duas dimensões no gráfico(DATA e UF), mas eu preciso esconder uma quando a aba é selecionada.

Ex: Quando a aba é selecionada o gráfico deve mostrar apenas a dimensão DATA e ocultar UF, assim mostrará uma soma(de qualquer coisa) por data.

OBS: o estado normal do gráfico é mostrar as UFs por DATAS.

Segue abaixo os prints de como está e como deveria ficar

10 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Não entendi o caso.

Se a aba não estiver selecionada, o gráfico sequer vai estar disponível, correto?

Not applicable
Author

Clever, pense que existe somente uma aba. Quando abrir o documento o gráfico disponível e configurado com as dimensões DATA e UF deverá ocultar a dimensão UF.

Obs: 1) O segundo gráfico ilustra como os dados aparecerão quando abrir o documento.

O primeiro gráfico é onde deverá ocultar ou não a dimensão UF.

soma de UF por DATA e UF por DATA.png

Not applicable
Author

Olá Gustavo,

Bom, não sei se entendi seu problema. Você precisa ocultar uma dimensão de acordo com a aba (pasta) ativa, é isso?

Se for isso, em propriedades do gráfico na guia dimensão, você pode habilitar a opção "Permitir condicional" com uma expressão parecida com esta:

GetActiveSheetId() <> 'Document\SH01'

Snap 2014-01-21 at 10.47.19.jpg

Clever_Anjos
Employee
Employee

Ainda não entendi bem, mas a solução da Evelyn Almeida parece ser o que você precisa

Not applicable
Author

Na verdade preciso ocultar uma dimensão quando o usuário seleciona somente a aba (sem realizar os filtros de Regionais (como na 2ª figura abaixo)), pois o gráfico com as 2 dimensões é apresentado como na 1ª figura(este é o problema). Ele deveria ficar como a 2ª imagem, mas fica como a 1ª.

soma de UF por DATA e UF por DATA.png

Clever_Anjos
Employee
Employee

utilize a função getselectcount(nomedocampo)>0 na mesma sugestão da Evelyn

Not applicable
Author

Hum, você precisa ocultar uma dimensão quando houver seleção em um ou mais campos? Se o seu gráfico está em determinada aba, para visualizá-lo você precisa estar na aba, certo? Então podemos usar a opção permitir condicional, e nela dizer ao qlikview que aquela dimensão será apresentada se houver seleção no campo.

Exemplo: GetSelectedCount( CampoQueDeveHaverSeleçãoParaMostrarDimensao) > 0

A função retorna a quantidade de valores selecionado em um determinado campo, assim se ela retornar 0 significa que nenhuma seleção no campo foi realizada se maior que zero significa que uma ou mais seleções no campos foram realizadas.

O exemplo acima deve ser incluído na opção "Permitir condicional" (com esta habilitada, conforme print enviado no comentário anterior), guia "Dimensões" das propriedades do seu gráfico com a dimensão que recebrá a condição selecionada.

Espero ter entendido  que precisava.

Not applicable
Author

Acho que respondemos juntos... kkkk Mas, eu falo demais nos comentários.

Um abraço,

Evelyn

Not applicable
Author

Evelyn,


Assim funcionou:


Nas dimensões

GetActiveSheetId()  = 'Document\SH01' and getSelectedCount(dimensão) > 0


Nas expressões:

IF(GetActiveSheetId() = 'Document\SH01' and GetSelectedCount(dimensão) = 0,  Sum(expressão),  expressão)


Obrigado!