Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Ajuda - Tela de negação de acesso ao Módulo que não tem permissão

Prezados,

Precisa da ajuda de vocês, acredito que já tenham essa solução.

Recentemente foi o BI aqui do escritório foi modularizado e estamos nos deparando com um problema incomum para um usuário normal.

O cenário é o seguinte:

Temos 3 módulos e um usuário, o usuário só tem permissão para acessar um modulo e não pode acessar os outros dois módulos, com isso quando ele clica no modulo que não tem autorização ele deveria ser informado de que não tem permissão no respectivo modulo, ao invés disso a mensagem em abaixo(tela print) aparece para o usuário solicitando login e senha.

Telaquandonaotempermissao.jpg

Será que alguém tem uma solução pronta para solução desse problema?  Alguém pode me ajudar?  pelo QMC consigo resolver esse problema?  pesquisei na internet e não encontrei soluções para esse caso.

Alguém já tem alguma coisa desenvolvida ou sugestão para eu conseguir apresentar uma mensagem amigável de negação para o usuário?

Desde já obrigado aos amigos que colaborarem.

Abraço!

Bruno Triunfo.

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Então Bruno, isso é padrão do QlikView.

A sua sessão de acesso possui NTNAME + USERID + PASSWORD?

Como estão as permissões na pasta?

É igual você fazer uma redução de dados na aplicação no qual o usuário A é reduzido por uma informação que não existe na aplicação, após a tentativa de acesso esse usuário recebe um erro ao invés de informar o verdadeiro motivo dele não poder acessar.

Uma opção é colocar cada qvw em um diretório diferente e aplicar as permissões no diretório + section access, desta forma o usuário não conseguirá visualizar a aplicação no access point.

View solution in original post

19 Replies
nicolett_yuri

Bruno, módulo seria uma aplicação?

Desta forma seriam 03 aplicações?

Not applicable
Author

sim isso mesmo yuri, os 3 modulos(aplicações) são exibidos no aCCess point de acordo com o cenario que expliquei.

nicolett_yuri

Então Bruno, isso é padrão do QlikView.

A sua sessão de acesso possui NTNAME + USERID + PASSWORD?

Como estão as permissões na pasta?

É igual você fazer uma redução de dados na aplicação no qual o usuário A é reduzido por uma informação que não existe na aplicação, após a tentativa de acesso esse usuário recebe um erro ao invés de informar o verdadeiro motivo dele não poder acessar.

Uma opção é colocar cada qvw em um diretório diferente e aplicar as permissões no diretório + section access, desta forma o usuário não conseguirá visualizar a aplicação no access point.

srchagas
Creator III
Creator III

Ta usando Session Acess  ou direto do AD?

porque se for Session Acess Geralmente quando a pessoa tentar Acessar, ve tem acesso no AD e não tem na session Acess ele tenta validar outro login e ai sim dar a mensagem de erro "No Acess...."

Not applicable
Author

Yuri,

A sessão de acesso atual está (NTNAME + USERID + PASSWORD) + AD.

Referente as permissões, eu criei 3 grupos de acesso no servidor, um para cada modulo(aplicação) e dei permissão somente para os respectivos usuários.

Isso já não seria o suficiente ou até melhor do que criar 3 diretórios?  mas mesmo assim não funciona.

Da forma que vocês falou para o usuário acessar a aplicação ele seria obrigado a acessar subdiretórios no Access Point ?

Obrigado desde já!

Bruno Triunfo.

Not applicable
Author

Thiago,

Estou usando Section Access e AD e mesmo assim não é informado nenhuma mensagem de bloqueio.

Queria que ao invés de aparecer a tela que questionei era para aparecer uma tela amigavel de bloqueio informando que o usuário não tem acesso ao respectivo modulo(aplicação).

abraço!

srchagas
Creator III
Creator III

Acho que você terá que "codificar " isso vou dar uma search aqui

Not applicable
Author

Yuri,

Quando voce disse "Uma opção é colocar cada qvw em um diretório diferente e aplicar as permissões no diretório + section access, desta forma o usuário não conseguirá visualizar a aplicação no access point."

Se eu fosse seguir sua sugestão, como isso iria ficar para mim?

Como eu adicionaria mais um Root Folder no QMC, ou seria somente dentro da pasta Root Folder que criaria 3 diretórios novos e colocaria cada aplicação(modulo) dentro da pasta e criaria um section access para cada diretório.

Gostaria de saber como isso seria exibido para o usuário.

Ele veria as pastas e dentro das pastas a aplicação ou isso é transparente para ele?   Quem não tiver permissão nem aparece?

acho que entendi o que você sugeriu mais preciso tirar duvidas de como isso ficaria para o usuário.

obrigado desde já!

Bruno triunfo.

nicolett_yuri

Então Bruno, mas ainda não consegui entender seu caso.

São 03 QVWs e esse usuário só possui permissão em 1 deles.

Perguntas:

Esse usuário possui permissão de leitura (direto no qvw - Permissão Windows) no qvw?

Esse usuário possui licença para essa aplicação?

Esse usuário possui permissão no section access dessa aplicação?

Casos:

Se este usuário não possui permissão (Windows) no QVW e não esta no section acess, a aplicação nem aparece para ele no Access Point.

Se este usuário possui permissão (Windows) no QVW e não esta no section access, o QlikView verifica que o section access possui a opção de USER+PASSWORD e automaticamente solicita usuário/senha para o usuário.

Se você quer barrar esse usuário de primeira (sem solicitar usuário e senha), deve configurar o Section Access somente com NTNAME.

Referente a alteração da mensagem, você vai ter que procurar nos html do QlikView