Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Out of Object Memory - Como resolver?

bom dia,

sou novo no grupo e também no qlikview...estou criando umas tabelas com muitas fórmulas e já dividi bastante a tabela para ela não ficar tão grande (ex: 1600 linhas x 853 colunas - dividi em tabelas de 100 linhas por 853 colunas) este é um trabalho que é feito uma vez por mês e mesmo dividindo a tabela continua aparecendo a mensagem "out of object memory", tem como aumentar a memória de um objeto?

muito obrigado,

Tiago

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Sendo assim sugiro montar toda a lógica em script e na visualização, sugiro que você crie agrupamentos para as colunas, a fim de visualizar um conjunto de indicadores ou de municípios de cada vez para conferir os dados gerados.

View solution in original post

9 Replies
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Olá Tiago,

Você deve estar montando tabelas extremamente complexas e que certamente serão de difícil análise.

  Não faz sentido em Qlikview manter uma tabela na tela com 853 colunas.

  Para que possamos te ajudar, sugiro que nos apresente um caso de uso para uma tabela tão grande assim.

Att,

Pablo Labbe

Consultor Certificado Qlikview

Clever_Anjos
Employee
Employee

Concordo com o Pablo Labbe, não vejo sentido de usar uma tabela com tanta colunas.

Pergunta, você utiliza essa tabela para exportação? Se sim, avalie fazer isso a nivel de script para um arquivo .csv

Not applicable
Author

bom dia pablo,

infelizmente necessito desta tabela assim.. a que tenho que montar é de 853 linhas x 1600 colunas na verdade...

mas posso quebrá-la a cada 100 colunas e juntar depois... a cada 100 terei 16 arquivos para agrupar...

são 1600 variáveis diferentes por 853 municípios... cada variável tem um fórmula diferente...

estou fazendo as fórmulas direto na tabela para que cada vez que fazer uma variável, eu possa ver o resultado mais rápido.. como fiz as variáveis no ambiente de produção os dados da tabela apareciam normalmente, quando recarreguei no banco real deu o estouro de memória do objecto. Poderia dividir mais ainda a tabela.. tipo 50 colunas para cada arquivo.. mas ai teria 32 arquivos para agrupar....

sei que se eu criasse as variáveis no script seria melhor... mas para acompanhar os resultados teria que recarregar o script várias vezes... o que causaria uma demora muito maior....

caso existisse a opção de aumentar a memória do objeto seria melhor...

sei também que o que estou fazendo poderia ser feito em outros softwares, não é o forte do qlikview, mas como tenho todos os dados que necessito nele, vou tentar fazer ...

grato

Tiago Souza

Analista de TI

nicolett_yuri

Acho difícil você manter performance em uma tabela com tantas colunas.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Pelo visto a tabela não é para ser visualizada e sim para ser exportada , é isso ?

Not applicable
Author

isto.....

mas pelo menos uma vez tenho que ver os resultados...

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Sendo assim sugiro montar toda a lógica em script e na visualização, sugiro que você crie agrupamentos para as colunas, a fim de visualizar um conjunto de indicadores ou de municípios de cada vez para conferir os dados gerados.

Not applicable
Author

Pablo.. vou fazer assim então... ainda mais que se o nome de um campo alterar no futuro.. no script fica mais fácil de alterar... muito obrigado

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Tiago,

  Obrigado pelo retorno e não esqueça de fechar a discussão marcando a resposta como correta ou útil.

Abraço,

Pablo