Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Agrupando Expressões

Boa tarde Senhores,

Tenho uma tabela dinâmica com diversas expressões, porem preciso colocar legendas para um grupo de expressões conforme imagem, onde o primeiro grupo de expressões chamarei de Comparativo Mês e o segundo de Comparativo Ano.

Existe alguma forma de fazer isso?Agrupamento Expressões.png

Labels (3)
1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Pessoal como não tenho a opção de marcar o Post como "Sem resposta" ou "Sem solução" vou marcar como Respondido para sair do radar dos colaboradores...

Abs.

View solution in original post

15 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Elas teriam as mesmas colunas?

Se sim, inclua uma dimensão calculada valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano')

Se não, teria que colocar dois campos texto logo acima simulando os cabeçalhos (não ficaria muito bom porque ao expandir as colunas vai ficar desposicionado)

Anonymous
Not applicable
Author

Testei utilizando o ValueList e realmente funcionou, porem infelizmente a quantidade de colunas entre os agrupamentos são diferentes.

Não gostaria de utilizar objetos de texto exatamente por este motivo, outra questão que ainda estou enfrentando é que estas expressões são dinâmicas, podendo aparecer ou sumir dependendo da seleção do usuário.

Será que existe outra forma de resolver isso?

De qualquer forma obrigado pela atenção Clever Anjos

Clever_Anjos
Employee
Employee

As duas maneiras que conheço de resolver são essas.

As tabelas (pivot e straight) no QlikView tem que evoluir muito ainda na minha opinião.

Anonymous
Not applicable
Author

Concordo plenamente...

Lamentável, não vou conseguir atender a solicitação do cliente...

Anonymous
Not applicable
Author

Oi, Egnaldo.

Você pode, juntamente com a dimensão calculada Valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano'), testar a mesma com um if nas expressões. Por exemplo:

if(valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Mês', EXPRESSÃO_DE_MES)

e

if(valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Ano', EXPRESSÃO_DE_ANO)

Acho que isso resolve.

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado pelo retorno Bruno,

Porem esta solução não me atende pois para o agrupamento do Ano tenho 4 expressões e para o agrupamento mês teria 7 expressões. Nesta caso apareceria 7 expressões para os dois agrupamentos.

Anonymous
Not applicable
Author

Mas funciona com qualquer número de expressões. Você colocaria o if em todas elas.

Anonymous
Not applicable
Author

Fiz um teste onde agrupei duas expressões para MAI14 e uma expressão para MAI13, perceba que mesmo eu colocando no IF ele aparece a "Expressão 2" para MAI13, tendo o comportamento que eu não gostaria pois só deveria aparecer para MAI14.

Agrupamento Expressões_v2.png

Anonymous
Not applicable
Author

O Valuelist não é para os meses ou anos, é para os agrupamentos que você quer fazer: as strings 'Comparativo Mês' e 'Comparativo Ano'.


Na sua tabela, coloca a dimensão GRP_CONTA e todas as outras e por último, cria uma dimensão calculada:

=Valuelist('Comparativo Mês','Comparativo Ano')


Coloca essa dimensão calculada horizontalmente, na parte de cima da tabela.


Depois, nas expressões, você vai testar num if esse Valuelist igualzinho ao da dimensão calculada. Por exemplo, essas 8 expressões:


1: If(Valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Mês', VALOR_MAI14)

2: If(Valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Mês', %VER_MAI14)

3: If(Valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Mês', VALOR_MAI13)

4: If(Valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Mês', %VER_MAI12)

5: If(Valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Mês', %VAR_HORA)

6: if(valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Ano', VALOR_JUN13_MAI14)

7: if(valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Ano', %VER_JUN13_MAI14)

8: if(valuelist('Comparativo Mês'','Comparativo Ano') = 'Comparativo Ano', VALOR_JUN12_MAI13)


Substitua VALOR_MAI14 pela sua expressão real para a primeira coluna e assim por diante.


Acho que agora funciona!