Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Linha de comando Qv.exe /r trava em 50 % CPU após salvar QVW

Olá pessoal,

  Criei um processo de recarga via linha de comando do qlikview desktop  (qv.exe /r /nosecurity)  que é executado através de uma BAT.  O problema se dá ao termino da recarga após salvar o qvw. O executável QV.exe fica ativo no gerenciador de tarefas e consumindo 50 % de CPU (maquina com 2 cores). Não há nenhuma interface visual do Qlikview visivel (desktop, janela de recarga, mensagem de erro).

  Desta forma o processo seguinte de recarga de outro QVW fica suspenso. A BAT segue adiante somente se eu "matar" o processo QV.exe que ficou travado.

  O  problema ocorre em máquinas com windows xp. O problema é errático, em algumas máquinas falha em outras não.

  No windows 7 roda sem problemas.

Alguém já viu isso acontecer ?

Abraço,

Pablo Labbe

Labels (1)
7 Replies
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Será que não é questão de acesso do usuário que esta rodando o .bat? Esta logado como administrador?

nicolett_yuri

Por alguma maneira o Qlikview não esta avisando o Windows que o processo terminou.

Mesmo o QV.exe ficando preso na memória a recarga é efetuada? Você consegue verificar isso quando abre a aplicação novamente?

Tem formas de fazer isso e garantir que o processo terminar através de macros, se quiser dou mais detalhes!!

rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Pablo.

Você está utilizando o comando taskkill qv.exe /t ao final de seu script batch?

Talvez isto ajude

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Hoje estou fazendo alguns teste e suspeito que esteja relacionado a perfil de usuário. Em um perfil onde sei que existem "group policies" do windows ocorre o problema, em outro que uso também como conta de serviço do qlikview server, não ocorre o problema . Parece que neste usuário de conta de serviço não estão atuando as group policies.

Fazendo o processo de recarga via vbscript, para usuários restritos, aparentemente contornou o problema.

Sigo ainda fazendo os testes.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Pedro,

Qual versão? vou montar um lab para testar aqui.

Duvida...

A app está marcada com compressão?

Se sim, faça por gentileza o teste sem compressão nenhuma

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Pessoal,

  Para fechar a questão, o uso de uma macro resolveu o problema. A minha analogia para usar esta solução é de que executando manualmente os procedimentos de abrir: qlikview, abrir documento, executar recarga, salvar e depois fechar o Qlikview não apresentava problema algum. 

  Segue código:

set Qv = CreateObject("QlikTech.QlikView") ' inicia o Qlikview

Set docObj = Qv.OpenDocEx ("nomedaaplicacao.qvw",0,false,"","","",true) 'abre documento sem dados

DocObj.reload  'recarrega

DocObj.Save    'salva documento

docObj.CloseDoc    ' fecha documento

Qv.Quit            ' fecha o Qlikview

Este codigo eu gravei num arquivo com extensão vbs por convenção e para executá-lo, uso cscript.exe nome_script.vbs dentro do BAT.

Yuri, o qvw era gravado e o script informava conclusão com sucesso. o Qv.exe ficava travado

Raphael, não foi preciso usar o TaskKill no final. Somente deixei no inicio para garantir que não tem uma instancia do qlikview rodando no momento da carga.

Hamilton, o usuário não tem perfil de administrador local da máquina. Pode ser que isto estivesse interferindo, mas não houve tempo de mudar o perfil do usuário e testar novamente.

Clever, a versão era a 11.2 SR5 num windows xp SP3 com 2 cores AMD Athlon. Não cheguei a testar desabilitando a compressão.

Obrigado a todos pelo envio das dicas para tentar resolver o problema.

Pablo Labbe

nicolett_yuri

Muito bom Pablo!

Eu iria propor para você colocar o código VB dentro do QV e criar um gatilho para quando o QV abrir executar tal macro, mas sua solução também funciona!