Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Linha de comando Qv.exe /r trava em 50 % CPU após salvar QVW

Olá pessoal,

  Criei um processo de recarga via linha de comando do qlikview desktop  (qv.exe /r /nosecurity)  que é executado através de uma BAT.  O problema se dá ao termino da recarga após salvar o qvw. O executável QV.exe fica ativo no gerenciador de tarefas e consumindo 50 % de CPU (maquina com 2 cores). Não há nenhuma interface visual do Qlikview visivel (desktop, janela de recarga, mensagem de erro).

  Desta forma o processo seguinte de recarga de outro QVW fica suspenso. A BAT segue adiante somente se eu "matar" o processo QV.exe que ficou travado.

  O  problema ocorre em máquinas com windows xp. O problema é errático, em algumas máquinas falha em outras não.

  No windows 7 roda sem problemas.

Alguém já viu isso acontecer ?

Abraço,

Pablo Labbe

Labels (1)
7 Replies
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Será que não é questão de acesso do usuário que esta rodando o .bat? Esta logado como administrador?

nicolett_yuri

Por alguma maneira o Qlikview não esta avisando o Windows que o processo terminou.

Mesmo o QV.exe ficando preso na memória a recarga é efetuada? Você consegue verificar isso quando abre a aplicação novamente?

Tem formas de fazer isso e garantir que o processo terminar através de macros, se quiser dou mais detalhes!!

rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Pablo.

Você está utilizando o comando taskkill qv.exe /t ao final de seu script batch?

Talvez isto ajude

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Hoje estou fazendo alguns teste e suspeito que esteja relacionado a perfil de usuário. Em um perfil onde sei que existem "group policies" do windows ocorre o problema, em outro que uso também como conta de serviço do qlikview server, não ocorre o problema . Parece que neste usuário de conta de serviço não estão atuando as group policies.

Fazendo o processo de recarga via vbscript, para usuários restritos, aparentemente contornou o problema.

Sigo ainda fazendo os testes.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Pedro,

Qual versão? vou montar um lab para testar aqui.

Duvida...

A app está marcada com compressão?

Se sim, faça por gentileza o teste sem compressão nenhuma

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni
Author

Pessoal,

  Para fechar a questão, o uso de uma macro resolveu o problema. A minha analogia para usar esta solução é de que executando manualmente os procedimentos de abrir: qlikview, abrir documento, executar recarga, salvar e depois fechar o Qlikview não apresentava problema algum. 

  Segue código:

set Qv = CreateObject("QlikTech.QlikView") ' inicia o Qlikview

Set docObj = Qv.OpenDocEx ("nomedaaplicacao.qvw",0,false,"","","",true) 'abre documento sem dados

DocObj.reload  'recarrega

DocObj.Save    'salva documento

docObj.CloseDoc    ' fecha documento

Qv.Quit            ' fecha o Qlikview

Este codigo eu gravei num arquivo com extensão vbs por convenção e para executá-lo, uso cscript.exe nome_script.vbs dentro do BAT.

Yuri, o qvw era gravado e o script informava conclusão com sucesso. o Qv.exe ficava travado

Raphael, não foi preciso usar o TaskKill no final. Somente deixei no inicio para garantir que não tem uma instancia do qlikview rodando no momento da carga.

Hamilton, o usuário não tem perfil de administrador local da máquina. Pode ser que isto estivesse interferindo, mas não houve tempo de mudar o perfil do usuário e testar novamente.

Clever, a versão era a 11.2 SR5 num windows xp SP3 com 2 cores AMD Athlon. Não cheguei a testar desabilitando a compressão.

Obrigado a todos pelo envio das dicas para tentar resolver o problema.

Pablo Labbe

nicolett_yuri

Muito bom Pablo!

Eu iria propor para você colocar o código VB dentro do QV e criar um gatilho para quando o QV abrir executar tal macro, mas sua solução também funciona!