Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Ajuda Mapa Google Países

Bom dia pessoal;

Já fiz um aplicativo utilizando o esquema do google maps para o mercado interno (cidades do Brasil) e funcionou legal.

Agora estou desenvolvendo um para Exportação, que terá a visão global dos Países que vendemos. Peguei uma relação e consegui as coordenadas, coloquei numa planilha e subi pro Qlik.

Ocorre que alguns países ficaram fora de posição, ja conferi as coordenadas e estão corretas !

Segue em anexo o aplicativo, observem no rodapé do mapa, tem TURQUIA, IRAQUE, EUA, tudo fora de posição.

1 Solution

Accepted Solutions
nilo_pontes
Partner - Creator
Partner - Creator

Bom dia Cleber !

Acho que sua tabela Excel deve estar montada assim:

PAIS_DEPAIS_PARALATITUDELONGITUDE

  • Neste caso adicione o 'Distinct' ao seu load:

[PAIS]:

LOAD Distinct PAIS_PARA as PAIS_OK,

     LATITUDE as latitude,

     LONGITUDE as longitude

FROM

(ooxml, embedded labels, table is paises);

  • Ou se você preferir, pode separar a tabela em duas:
    • A primeira com os campos 'PAIS_DE' e 'PAIS_PARA'
    • A segunda com os campos 'PAIS_PARA' , 'LATITUDE' e 'LONGITUDE'.

Sendo assim, na primeira você coloca todas as combinações possíveis de nomenclatura com seu correspondente.

Enquanto na segunda tabela você só deixaria o país correto (valor único) e a localização.

Ambas as formas irão funcionar, sendo que considero a segunda melhor por razões de manutenção.

Abraços

View solution in original post

13 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Dê uma olhada neste site e verifique as latitudes e longitudes de sua base, pois existem alguns valores diferentes do que tem em seu QVW.

Link (Sem http para não cair no moderador): distancesfrom.com/Estados-Unidos-latitude-longitude-Estados-Unidos-latitude-Estados-Unidos-longitude/LatLongHistory/572160.aspx?IsHistory=1&LocationID=572160

Not applicable
Author

Não é isso Rapahel, o EUA é enorme territorialmente, por isso tem um range grande coordenadas. Coloquei as que estavam no site indicado e o que aconteceu foi da bolinha se mover um pouco pro lado.

nilo_pontes
Partner - Creator
Partner - Creator

Cleber,

Você está utilizando o campo 'PAIS_OK' como dimensão do gráfico e, uma vez que há valores se repetindo neste campo, isto está causando o problema.

Se você utilizar o campo 'NOME_PAIS', o problema inicial se resolve, mas você passa a ter os dois nomes diferentes no pop-up.

Portanto, para ter este De/Para correto, utilize no seu modelo de dados o Mapping e ApplyMap().

Qualquer dúvida dê uma olhada no post a seguir:

Don't join - use Applymap instead

Abraços,

Nilo

Not applicable
Author

Olá Nilo !

Fiz esse "de/para" justamente por ter nomes de países em INGLES e em PORTUGUES nas notas fiscais, em diferentes períodos (era permitido). Com a NF-e isso ficou regulamentado.

Utilizo esse mesmo tipo de "de/para" para resolver o problema de acentuação das CIDADES do Brasil, visto também que antes da NF-e nada era validado. Tenho Sao Bernardo do Campo, São Bernardo Campo, São Bernardo do Campo, ou seja diversas variações para uma mesma cidade. E com essa planilha que fiz repetindo o nome correto da cidade para as diversas variações funcionou perfeito no Maps em outra aplicação, nada ficou "boiando" no oceano, rs.

Muito legal esse artigo que me passou, mas como poderia aplicar ao meu caso ? Pois na tabela de Notas tenha o nome do País de diversas formas, e no exemplo do artigo, apenas de uma maneira (1 pra 1).

obrigado !

nilo_pontes
Partner - Creator
Partner - Creator

Cleber,

No seu caso é bem simples, basta "mapear" (utilizando o comando Mapping Load) esta sua tabela de De/Para, e então utiliza-lá na sua tabela de notas ( Applymap('nome do mapa', campo, 'outro valor') As campo ).

Se você desejar você pode incluir as cidades neste mesmo mapa.

Segue anexo um exemplo.

Abs,

Nilo

Not applicable
Author

Agora sim, com seu exemplo consegue 'captar' o mapeamento !

Apliquei a lógica no meu qvw, deixei o mesmo nome de campo utilizado anteriormente (PAIS_OK), depois carreguei as coordenadas via LEFT JOIN nos PAISES(ja com o nome correto) que tiveram vendas.

Nas listas do campo PAIS_OK ficaram corretos, porem no mapa muitas das bolinhas que demarcam desapareceram (ou estao muito pequenas), e outras maiores ainda continuam 'boiando' em alguns pontos do oceano.

Estou colocando em anexo minha aplicação, se puder dar uma olhada agradeço.

nilo_pontes
Partner - Creator
Partner - Creator

Legal Cleber!

Cara, dei uma olhada no seu script e, sugiro você retirar o join da aba NOTA FISCAL e manter o código da aba DE-PARA, como você já tinha. Apenas remova os campos 'NOME_PAIS' e 'ID', deixando-o dessa forma:

[PAIS]:

LOAD PAIS_OK,

    LATITUDE as latitude,

    LONGITUDE as longitude

FROM

(ooxml, embedded labels, table is paises);

Assim, você resolve esse problema e ainda otimiza o seu modelo de dados (mais limpo e mais leve).

Além disso, reparei que há dois registros de lat. e long. para os EUA. Remova um deles pra acertar a localização dos EUA.

A long. da 'Africa do Sul' está com uma casa a mais. Ao invés de '246..', é '24,6...'.

Acho que é isso!

Abs,

Nilo

Not applicable
Author

Bom dia Nilo !

Fiz conforme suas sugestões, arrumei também a longitude da África do Sul e unifiquei as coordenadas dos EUA. Ok

Ainda tenho aparentemente 3 probleminhas...

Turquia e Trindade Tobago... estão totalmente fora de posição (ambas no extremo SUL)....já conferi as coordenadas e estão ok.

A África do Sul aparece na legenda do mapa, porem a bolinha correspondente não é exibida em nenhum local no gráfico.

Isso também acontece aí no seu exemplo ? Anexo o meu.

Not applicable
Author

Percebi que o problema da AFRICA DO SUL "sumir" do Mapa é quando há registro do país escrito com mais de uma nomenclatura, nesse caso SOUTH AFRICA e AFRICA DO SUL (mas essa seria a função onde o DE-PARA deveria corrigir).

Paraguai e Paraguay é o mesmo caso...mostra na legenda, não aponta no mapa.