Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Polêmica: que tipo de empresa está pronta para um BI ????

Pessoal, na opinião de vocês que tipo de empresa está pronta para um projeto de BI ?

Somente as organizadas e maduras ? Ou também as desorganizadas e de gestão pobre ?

O fato é que a grande maioria das empresas tem um bom nível de desorganização, se seus dados estão "sujos" ou "podres" o BI não fará mágica, todas as informações que o BI fornecer estarão erradas, pois ele se alimenta de uma base problemática.

Por favor comentem suas experiências, qual o perfil das empresas onde vocês realizaram projetos de BI ?

12 Replies
alexandros17
Partner - Champion III
Partner - Champion III

Data can be not well organized, this is one of the reasons for which we build datawarehouse and qlik include the ETL Stage to impruve data quality.

Not applicable
Author

Tiago,

acredito que seja para todas os tipos de empresas.

Mesmo que ela esteja desorganizada, ela pode usar esse processo de implantação de BI para se organizar, ao menos na parte que o BI precisar.

Grato pela atenção.

michaelataides
Contributor III
Contributor III

Bom dia ,

Concordo com as duas respostas anteriores.

Acredito que qualquer empresa que tenha condições de pagar pela infra mais simples deve adquirir.

As necessidades geradas pela ferramenta ajudarão inclusive a empresa em identificar que tipo de dados deve ter maior atenção e o ETL do Qlikview pode resolver os problemas de tratamentos caso não seja possível realizar direto no banco de dados.

Além disso conforme as informações forem sendo disponibilizadas e analisadas, poderão surgir diversas necessidades de melhorias no banco e até nas regras de negócio da empresa, por isso acredito que quem deve estar realmente pronto são as pessoas que tomam decisões dentro da organização pois terão de gerenciar as mudanças (que não é nada fácil) vencendo preconceitos, ideias e hábitos ultrapassados e superando novos paradigmas. Um colaborador que não esteja disposto a mudar e/ou inovar ou não concorde com a ferramenta escolhida reduzirá o ritmo de evolução da empresa neste assunto.

Marcio_Campestrini
Specialist
Specialist

Boa tarde

Costumo dizer que o processo de BI vai "mostrar o que realmente a empresa é". O processo não vai resolver as coisas para a empresa, e nem mostrar que a empresa está bem. Ele simplesmente apresenta os dados como eles são, sem esconder nada.

Quando a empresa for uma empresa organizada, naturalmente o nível de informação será superior ao de uma empresa não estruturada; por outro lado, no caso de uma implantação em uma empresa desorganizada há a possibilidade de realizar todo um saneamento de sistemas e de informações que irão elevar o nível da organização.

Abraços!

Márcio Rodrigo Campestrini
nilo_pontes
Partner - Creator
Partner - Creator

Acho que o Michael Ataides tocou no ponto principal da discussão, mudança.

Não se trata apenas de dados, gráficos e ferramentas. O BI é um processo e, como qualquer outro processo, é necessário aprendizado e maturidade, que dependendo da cultura organizacional, vai ser mais fácil ou difícil.

Em tese todas as empresas estão habilitadas pro BI..

michaelataides
Contributor III
Contributor III

Os vários aspectos da gerencia de projeto (Escopo, Tempo, R.Humanos, Qualidade, Integração, Comunicação, Custos, Riscos, Contratação) deve ser considerado neste momento. Dentre eles a comunicação deve estar afiada para que todos acompanhem a mudança em full time, assim já terão um ritmo favorável para se adaptar a ferramenta de BI. Pois ela favorece mudança na medida que se avança e muitas vezes antes mesmo de todos estarem cientes de algo dependendo do porte da empresa a informação já mudou.

Assim, mesmo uma empresa que fature R$ 30.000,00/ano e tenha 5 funcionários terá que gerencias as mudanças e comunica-las de forma eficaz e eficiente. Não é preciso ser uma empresa de grande porte para implementar melhores práticas.

A aplicação será tão grande e complexa quanto a visão dos STAKEHOLDERS.

"Para 76% das empresas, a falha na comunicação é o principal motivo para os projetos fracassarem. É o que aponta um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), realizado com 300 empresas de grande porte."

Como diz nosso colega Fernando Tonial.

"Qlikfique-se".

fernando_tonial
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Olá,

Em minha modesta opinião, toda e qualquer empresa esta apta a utilizar BI.

Como tudo na vida há um processo inicial, que, ao passar do tempo tona-se maduro e extremamente confiável.

Embora muitas empresas tenha ferramentas de BI, em vários casos a empresa não tem a cultura do BI. Essa cultura é muito mais difícil de conseguir, pois normalmente é um processo longo, pois implementar uma ferramenta de BI é um processo relativamente curto.

Sempre falo em cultura do BI, pois somente assim todos na empresa buscam a informação do mesmo local e sem divergência de informações entre as áreas.

A cultura no BI, normalmente passa por uma estruturação das informações, normalmente chamados de DW.

Com o QlikView acabamos fazendo o DW, caso não haja na empresa, com os nossos arquivos QVDs.

Coloco duas imagens que dizem muito.

Informação sem Cultura do BI.

23-07-2014 16-26-40.png

Informação com Cultura do BI.

23-07-2014 16-26-57.png

Já vi empresas que possuem múltiplas ferramentas de BI, mas que não possuem a Cultura do BI.

Para mim a Cultura do BI é extremamente importante para um projeto bem sucedido. E para esse sucesso é necessário estruturação de processos dentro das empresas. Mesmo que em um primeiro momento os dados estejam com qualidade baixa, pois como todos sabemos, o nosso amigo QlikView também serve para auditoria da qualidade dos dados.

Caso contrário, será mais um software adquirido pela empresa.

Qlikfique-se.

Tonial.

Don't Worry, be Qlik.
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Tem uma outra questão que é inerente ao Qlikview que eu chamo de Cultura Analítica com o Data Discovery (conforme o Gartner) / Business Discovery (conforme a Qlik).


Em ambos os casos , elas preconizam a possibilidade de todos os usuários poderem construir análises (objetos colaborativos do server) com base em modelos de dados pré-estabelecidos ou mesmo novas aplicações com base em dados departamentais ou em qvds providos pela TI e compartilhar a infomação dentro da plataforma. TI se preocuparia somente com as fontes de dados e entregaria o modelo de dados no QVW, a visualização ficaria por conta dos usuários de negócio.


Tenho visto em poucas empresas iniciativas de implantação do Qlikview com essa diretriz de descentralizar o desenvolvimento, de certa forma. O que se vê na maioria dos casos é o desenvolvimento centralizado na TI no sentido de gerar "relatórios" que devem ser gerados em pdf e enviados por email, envio de print do dashboard como imagem, exportação de dados para excel que é utilizado como fonte de dados de relatório em Excel para diretoria.



O Qlikview.next é um retorno as origens, não tem relatório e não tem envio de pdf por que não tem publisher. Os usuários devem interagir com a plataforma dentro dela. Relatorios e pdf serão feitos por ferramentas de terceiros, neste caso temos por exemplo a NPrinting da Vizubi.


Será que as empresas estão preparadas para o Qlikview e o que vem por aí ?


Um Abraço,


Pablo Labbe

Not applicable
Author

Tonial,

Show de bola esse gráfico !!! Muito bom mesmo !!!