Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Montando uma DRE buscando informações diretas do Banco de Dados

Olá Pessoal, tudo bem?

Estou com dificuldades em criar uma DRE no qlikview buscando informações do banco de dados (Firebird)

Ou seja, os dados não vem tabulados bonitinhos igual a uma Planilha de Excel.

Preciso criar no Qlikview uma estrutura parecida com a imagem abaixo:

01.png

Os dados que tenho são da seguinte forma, consigo pegar a soma das vendas com um SUM(VENDAS) e o ICMS ST com um SUM(ICMSST)

porém não sei como tabula-los da maneira conforme a imagem acima, pois ao tentar criar um gráfico ele não fica em sequência de cima para baixo, mas sim fica da seguinte forma:

02.png

Alguém pode me dar alguma dica para que eu possa fazer essa DRE?

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
rogerioqv
Creator II
Creator II

Arlan,

Creio que você terá que criar uma estrutura no QV para isto, talvez inline ou applymap, o que ficar mais conveniente... :

Cada linha do seu DRE seria uma linha em uma tabela, onde você especificaria as contas que deveria somar para esta linha, por exemplo:

DRE:

LOAD * INLINE [

    CODIGO_DRE, DADOS_DRE, CONTA_DRE

    1,  '(=) Faturamento bruto', 142

    1,  '(=) Faturamento bruto', 145

    1,  '(=) Faturamento bruto', 140

    2,  'Receitas com Vendas', 123

    2,  'ICMS Subst Trib',  146

    (...)

];

 

O ideal seria criar a estrutura do DRE (na verdade nos sistemas contábeis muitas vezes na composição das contas ou em outra tabela existe a estrutra dos DRE's). Pode ser criado direto no QV ou no banco de dados.

Creio que seria a forma mais prática de conseguir um DRE.

Espero tê-lo ajudado.

View solution in original post

9 Replies
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Se você marcar a opção "Horizontal" na aba Apresentação não funciona? Porém tem que ser uma tabela simples ou manda um exemplo ai.

rogerioqv
Creator II
Creator II

Arlan,

Creio que você terá que criar uma estrutura no QV para isto, talvez inline ou applymap, o que ficar mais conveniente... :

Cada linha do seu DRE seria uma linha em uma tabela, onde você especificaria as contas que deveria somar para esta linha, por exemplo:

DRE:

LOAD * INLINE [

    CODIGO_DRE, DADOS_DRE, CONTA_DRE

    1,  '(=) Faturamento bruto', 142

    1,  '(=) Faturamento bruto', 145

    1,  '(=) Faturamento bruto', 140

    2,  'Receitas com Vendas', 123

    2,  'ICMS Subst Trib',  146

    (...)

];

 

O ideal seria criar a estrutura do DRE (na verdade nos sistemas contábeis muitas vezes na composição das contas ou em outra tabela existe a estrutra dos DRE's). Pode ser criado direto no QV ou no banco de dados.

Creio que seria a forma mais prática de conseguir um DRE.

Espero tê-lo ajudado.

junior_ehlke
Creator III
Creator III

ou veja esse exemplo se te ajuda.

Not applicable
Author

Olá Hamilton!

Gostaria de Agradecer pelo seu empenho em me ajudar! e desculpe-me pela demora de um feedback.

Marcando a opção "Horizontal" não funcionou da forma que é para ser.

Not applicable
Author

Olá, Rogério!

Como funciona o LOAD * INLINE?

Você consegue um exemplo qvw para eu estuda-lo?

Not applicable
Author

Olá Novamente Hamilton!

Achei muito bacana esse teu Exemplo de DRE, sem contar que estou tentando dessa forma!

Sou novo no qlikview então não conhecia essa função ValueList hehehe!

Consigo trabalhar com variavéis dentro dela?

Pode me dar mais algum help sobre ela?

Muito agradecido.

junior_ehlke
Creator III
Creator III

Opa, que bom que foi útil. Então é bem tranquila, no exemplo basta você substituir os valores "100,200,300,400,500,600" por suas funções de cálculos separados por vírgula como "sum(valor_venda) ,sum(valor_devolucoes) ,...". Para mim é muito útil isso. Ai só você ir montando de acordo com sua necessidade

Not applicable
Author

Novamente Agradecendo Hamilton!

Ficou muito bom a DRE, e com essa sua dica funcionou melhor ainda.

Valeu mesmo.

junior_ehlke
Creator III
Creator III

Fico honrado em poder ajudar, que bom que deu certo. Apenas lembre de marcar uma resposta correta para fechar o tópico. Abraço e precisando estamos ai.