Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Formatar String

Bom dia Pessoal,

Gostaria de utilizar a primeira letra de cada mês maiúscula, só que estou utilizando o month(data) para obter o mês, qual função utilizo para transformar apenas a primeira letra maiúscula?

Labels (1)
  • Other

1 Solution

Accepted Solutions
rphpacheco
Creator III
Creator III

Tente:

Capitalize(Month(DAT_INICIO_PERIODO)) AS PP_DAT_MES_PERIODO

Abs.

View solution in original post

5 Replies
joffremota
Partner - Contributor III
Partner - Contributor III

Bom dia, Jean.

Acredito que para isso basta alterar a linha do cabeçalho que declara os meses do ano.

De:

SET MonthNames='jan;fev;mar;abr;mai;jun;jul;ago;set;out;nov;dez';

Para

SET MonthNames='Jan;Fev;Mar;Abr;Mai;Jun;Jul;Ago;Set;Out;Nov:Dez';

Atenciosamente,

Joffre Mota

Anonymous
Not applicable
Author

Estou obtendo os meses de uma tabela, não posso informar na mão, pois depende o ano de vendas ele exclui alguns, eu teria que fazer um tratamento após obter o valor na tabela abaixo:

luizclaudio
Creator
Creator

tente algo como

Upper(Left(Month(DAT_INICIO_PERIODO),1)) & Right(MONTH(DAT_INICIO_PERIODO),Len(Month(DAT_INICIO_PERIODO)-1)) AS PP_DAT_MES_PERIODO

Luiz Cláudio

rphpacheco
Creator III
Creator III

Tente:

Capitalize(Month(DAT_INICIO_PERIODO)) AS PP_DAT_MES_PERIODO

Abs.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Jean. As três formas funcionam, mas vale lembrar que na maioria dos casos trabalhamos no QlikView com um número alto de registros.

Sendo assim, a solução mais adequada seria a do Joffre, pois implica apenas em setar o padrão de nomenclatura da variável na utilização da função Month().

A solução apresentada pelo colega Luiz funciona perfeitamente. Agora, dependendo da aplicação e do número de registros, pode-se perder tempo de processamento e memória com uma função que fraciona o dado para uma transformação.

Por outro lado, tem também a função Capitalize() que apenas deixa a primeira letra de cada registro em caixa alta, ou seja, é uma função nativa do Qlik e por isso ganha-se em performance comparada a solução anterior.

É apenas uma questão de melhores práticas... Todas as três formas funcionam.