Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marcelviegas
Creator II
Creator II

inicialização do modelo

Bom dia pessoal,

Como sou iniciante gostaria de tirar uma pequena duvida, as regras de negocio deve ser inserida na parte de extrair as views ou no proprio script do qlikview após já ter minhas tabelas?

Obrigado!!

Labels (1)
  • Other

1 Solution

Accepted Solutions
rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Marcel.

Vou relatar a forma que trabalho com desenvolvimento de aplicações utilizando o QLikView.

Primeiramente utilizo a carga dos dados diretos do banco sem utilizar nenhuma regra de negócio. Ou seja, aplico apenas um simples Select * para replicar os dados das tabelas ou views (Lembrando que para tabelas de movimento temporal devemos utilizar mecanismos incrementais para as cargas). Após isto, gravo as informações em QVDs chamados Espelhos das Tabelas.

Em seguida, crio os scripts de tratamento de dados, onde são aplicadas as regras de negócio para cada tipo de informação ou indicador a ser gerado e gravo novamente estes em QVDs chamados pelo nome do indicador ou informação (Lembrando que nesta etapa podemos ter muitos níveis de tratamento de dados).

Por último, carrego todas as informações necessárias para a aplicação formando a chamada "Nuvem de Dados". Nesta etapa fica a critério se neste arquivo já são montados os layouts, ou se de é feito isso em um outro arquivo realizando apenas uma carga binária da nuvem.

Desta forma conseguimos ter controle das etapas de transformação, além da flexibilidade na mudança ou criação de novos estudos.

Bom, espero ter ajudado!

Abs.

View solution in original post

3 Replies
luizclaudio
Creator
Creator

Bom dia Marcel

Acho que isso depende do seu conhecimento do SQL já que que está iniciando no Qlikview (como eu...rsrs).

Justamente por ainda não dominar a redação de scripts, tenho optado por extrair os dados através de views.

Aos poucos, estou tentando reescrever o que faço nas views para a definição no script para poder exercitar o aprendizado do script.

Além disso, cada situação deve ser analisada individualmente, sem esquecer que a gente sempre amplia a análise conforme evoluímos no aprendizado da ferramenta.

Luiz Cláudio

luizclaudio
Creator
Creator

Marcel

Dê uma olhada nesse post do EGNALDO SOUSA

Boas Praticas + Dicas

Se trata de um material muito bom.

Luiz Cláudio

rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Marcel.

Vou relatar a forma que trabalho com desenvolvimento de aplicações utilizando o QLikView.

Primeiramente utilizo a carga dos dados diretos do banco sem utilizar nenhuma regra de negócio. Ou seja, aplico apenas um simples Select * para replicar os dados das tabelas ou views (Lembrando que para tabelas de movimento temporal devemos utilizar mecanismos incrementais para as cargas). Após isto, gravo as informações em QVDs chamados Espelhos das Tabelas.

Em seguida, crio os scripts de tratamento de dados, onde são aplicadas as regras de negócio para cada tipo de informação ou indicador a ser gerado e gravo novamente estes em QVDs chamados pelo nome do indicador ou informação (Lembrando que nesta etapa podemos ter muitos níveis de tratamento de dados).

Por último, carrego todas as informações necessárias para a aplicação formando a chamada "Nuvem de Dados". Nesta etapa fica a critério se neste arquivo já são montados os layouts, ou se de é feito isso em um outro arquivo realizando apenas uma carga binária da nuvem.

Desta forma conseguimos ter controle das etapas de transformação, além da flexibilidade na mudança ou criação de novos estudos.

Bom, espero ter ajudado!

Abs.