Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
edson_souza
Contributor III
Contributor III

Perca de Users CALs alocadas ao reiniciar QVS.

Prezados, boa tarde. Estou passando pela seguinte situação: Aloco as Users CALs pelo QlikView Management Console >> System >> Licenses >> QlikView Server >> Assigned CALs. Porém, quando reinicio o QlikView Server ele limpa as Users CALs alocadas. O mesmo acontece com as Documents CALs. Vocês podem em ajudar a solucionar?

1 Solution

Accepted Solutions
rphpacheco
Creator III
Creator III

Edson. Como mencionei anteriormente, no meu caso eu tive que apagar os arquivos não só da pasta ProgramData, como também da pasta onde é setada como Root no Server. Verifique qual a pasta setada no QMC->System->QlikView Servers->Folders. Lá estarão os mesmos arquivos .pgo e Settings.ini. Consegui resolver após excluir os arquivos das duas pastas.

Sugiro antes de realizar o processo de exclusão desligar os serviços do server.

Abs.

View solution in original post

7 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Boa tarde Edson.

Tive este mesmo problema há um tempo atrás e resolvi Apagando os arquivos.pgo e settings.ini das pastas ProgramData e a pasta Root que eu havia configurado no server.

Depois reiniciei o server, aloquei as licenças novamente e funcionou.

Segue o link da discussão na época:

Perda dos registros de licenças no server

Abs.

offjunior
Creator
Creator

Boa tarde

Conforme o Raphael Pacheco citou, essa mesma solução eu também já utilizei e por algum tempo meus problemas se "Acalmaram", porem logo iniciou-se novamente esse terror, tendo em vista que possuíamos na época cerca de 60 Document Cals para uns 6 ou 7 Documentos diferentes, então era um trabalho para realocação. A outra solução, que pode ser o seu caso também, oque acontecia era que o meu servidor de Qlikview havia sido migrado a alguns anos antes de máquina física e por algum motivo a pessoa que havia feito o trabalho não migrou os diretórios de aquivos e tudo mais, apenas criou um mapeamento, então, tínhamos tudo em um mapeamento. Quando eu reiniciava o servidor, ele perdia a conexão momentaneamente com o mapeamento onde estavam os arquivos de licenças, assim, ficando zerado. Solucionei alterando todos os meus diretórios de Qlikview para dentro de um diretório no servidor, estando fisicamente juntos, assim eu não tinha mais a unidade mapeada entre meio o serviço e os arquivos de licença.

edson_souza
Contributor III
Contributor III
Author

Perfeito Raphael Pacheco. Apaguei os arquivos .PGO e Settings.ini da pasta C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer e reconfigurei as licenças. Agora, posso reiniciar o QVS que as licenças não são apagadas. Junior Junior, ótima dica tbm. Mapeamentos de redes via Windows podem das problemas, mas não era minha situação. Obrigado à todos!

edson_souza
Contributor III
Contributor III
Author

Não resolveu, =/ Reiniciei o serviço e as configurações de licença foram perdidas. Apaguei todos os arquivos Settings.ini e .PGO que encontrei referentes a Qlikview e QlikTech, mas não solucionou. Alguma outra dica?

nicolett_yuri

Edson, qual a versão (build) do seu qvSErver?

rphpacheco
Creator III
Creator III

Edson. Como mencionei anteriormente, no meu caso eu tive que apagar os arquivos não só da pasta ProgramData, como também da pasta onde é setada como Root no Server. Verifique qual a pasta setada no QMC->System->QlikView Servers->Folders. Lá estarão os mesmos arquivos .pgo e Settings.ini. Consegui resolver após excluir os arquivos das duas pastas.

Sugiro antes de realizar o processo de exclusão desligar os serviços do server.

Abs.

edson_souza
Contributor III
Contributor III
Author

Puts! Foi mal cara, não atentei para a Root Folder. Aparentemente, tudo certo agora! Caso o problema volte a acontecer eu reabro o tópico aqui. Valeu! E Yuri, eu estava com a SR2 instalada, desinstalei e coloquei a SR6.