Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
talesdejesus
Contributor III
Contributor III

Dúvida Acumular Mes

Olá Pessoal estou com uma duvida.

Tenho um relatorio em barras onde tenho uma coluna acumulativa.

Quando filtro a data ele me mostra apenas o acumulado para aquele mes que eu estou fitrando, sendo que preciso que ele me mostro o meu mes atual que filtrei mais os meses anteriores que estão fora do filtro.

Na verdade eu quero saber a quantidade do meu consumo até a data filtrada...

Aguardo respostas Valeu!

Labels (3)
1 Solution

Accepted Solutions
offjunior
Creator
Creator

Boa noite!


Amigo, retira o $ coloca o 1

Isso faz com que você selecione no campo FilaEspera.FILA_DATA ignorando o filtro feito em FilaEspera.FILA_DATA pela sua seleção externa.


Exemplo:

Com $ = Aplicará seu set analysis em todos os valores possíveis no campo FilaEspera.FILA_DATA

Com 1 = Aplicará seu set analysis em todos os valores da sua massa de dados, ignorando a seleção visual feita em FilaEspera.FILA_DATA


SUM({1<FilaEspera.FILA_DATA = {'<= $(=max(FilaEspera.FILA_DATA))'} >} FilaEspera.FILA_ESPERA)


Acho que é isso, espero que consiga assim agora.


Abraço!

View solution in original post

11 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

incluia o Mês no set analysis como por exemplo:

Sum({<Mês=>} Vendas)

marcelviegas
Creator II
Creator II

Raphael desculpe a ignorância mas quando tu se referi ao set analysis o que seria isso? expressão, dimensão script?

OBS: Novo no qlikview.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Hum. entendi.

Set Analysis ou Analise de Conjuntos são expressões utilizadas no Qlikview para definir conjuntos de informações que serão independentes de filtros e seleções, com o objeto de aprofundar a análise de dados.

Procure no próprio help do QlikView (F1) os exemplos para aplicar em diversas situações.

Mas voltando ao seu problema, podes postar um exemplo de sua app ou pelo menos a fórmula que utilizou para que a gente possa te ajudar?

Abs

talesdejesus
Contributor III
Contributor III
Author

Olá Rafael,

Pelo que entendi adicionando  "Sum({<Mês=>} Vendas)" ele apenas ignora meu filtro de mês.

Mas na verdade seria o seguinte...

Eu tenho uma quantidade de demanda:

COUNT( DISTINCT ConsultaEspecializada.ID_ATENDIMENTO  )

tenho uma quantidade de consultas marcadas:

Count({<ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO ={'MARCADO'}>}ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO)

E tenho minha quantidade de fila de espera:

Count ( {<ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO ={'AUTORIZADO'}>}ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO) +

Count ( {<ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO ={'CANCELADO MARCAÇÃO'}>}ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO)

-  Count({<ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO ={'MARCADO'}>}ConsultaEspecializadaHistorico.DESCR_ATENDIMENTO_ESTADO)

Chamei este calculo de Fila de espera.

Adicionei mais uma expressão com o Fila de Espera acumulado.

O problema é o seguinte...a minha tabela "ConsultaEspecializadaHistorico" está ligada ao calendário.

Então se eu filtrar por mês ou ano ele vai me mostrar apenas para aquele mês, e na verdade eu preciso que quando eu filtre o mês a ano por ex ele me mostre o quantitativo acumulado daquele mês e ano para traz.

espero ter explicado melhor

Anonymous
Not applicable

tenta assim no set analysis , aqui ele pega os valores ate o mês selecionado. (Use um campo de mês em formato numérico para fazer isso, é mais fácil.)

sum({$<PERIODO_COD_MES = {'<= $(=max(PERIODO_COD_MES))'} >} vendas)

offjunior
Creator
Creator

Boa tarde!

Completando a resposta do Rodrigo Silvestre, você também pode usar um campo Data mesmo do tipo DATE e fazer o mesmo Set Analysis que ele já citou apenas mudando a sua seleção do mês para uma data para que você consiga filtrar do dia exato para trás e não somente do mês exato para trás. Então ficaria assim:

Exemplo do rodrigo

sum({$<DATA_VENDA = {'<= $(=max(DATA_VENDA))'} >} VLR_VENDAS)


Irá filtrar todas as suas vendas desde de o inicio dos seus dados até o dia exato do seu filtro.


Abraço!

talesdejesus
Contributor III
Contributor III
Author

Galera ainda não deu certo aqui

Fiz da forma que vocês falaram mas ainda não rolou...

Tentei fazer de duas formas:

SUM({$<FilaEspera.FILA_DATA = {'<= $(=max(FilaEspera.FILA_DATA))'} >} FilaEspera.FILA_ESPERA)


SUM({$<id_calendario = {'<= $(=max(id_calendario ))'} >} FilaEspera.FILA_ESPERA)


Mas ainda quando clico no filtro do calendário ele filtra para o mês.

Ex: Minha extração é a partir de 2011


Então no meu calendário eu tenho março 2011 quando filtro o acumulado ele  calcula somente o total para esse e não esse mês para traz.


Então o que precisaria seria de quando seleciona-se março 2011 ele me trouce-se o acumulado

jan 2011 + fev 2011+ marco 2011


Obrigado

nicolett_yuri

Coloca um exemplo de seus dados, assim fica mais fácil de ajuda-lo.

offjunior
Creator
Creator

Boa noite!


Amigo, retira o $ coloca o 1

Isso faz com que você selecione no campo FilaEspera.FILA_DATA ignorando o filtro feito em FilaEspera.FILA_DATA pela sua seleção externa.


Exemplo:

Com $ = Aplicará seu set analysis em todos os valores possíveis no campo FilaEspera.FILA_DATA

Com 1 = Aplicará seu set analysis em todos os valores da sua massa de dados, ignorando a seleção visual feita em FilaEspera.FILA_DATA


SUM({1<FilaEspera.FILA_DATA = {'<= $(=max(FilaEspera.FILA_DATA))'} >} FilaEspera.FILA_ESPERA)


Acho que é isso, espero que consiga assim agora.


Abraço!