Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Contar ocorrencias inibindo o relacionamento e seleções

Boa tarde pessoal !

Estou com um problema aqui e não estou encontrando solução, vejam se poderiam me ajudar.

Tenho 3 tabelas carregadas, e o campo 'cod_vendedor' presente em todas elas:

VENDEDOR

cod_vendedor

nome_vendedor

CLIENTE

cod_cliente

nome_cliente

cod_vendedor

etc...

VENDAS

nr_nota

cod_cliente

cod_vendedor

etc...

Preciso saber por exemplo quantos clientes o vendedor 123 representa. Ou seja, teria que contar quantos registros de clientes possuem o campo cod_vendedor = 123, independente da seleção atual, e também do número de vendas.

Não consegui fazer, pois aparentemente ele conta o numero de notas quando dou um COUNT(DISTINCT cod_vendedor).

34 Replies
Not applicable
Author

Olá Cleber,

Reli o problema "Preciso saber por exemplo quantos clientes o vendedor 123 representa." entendi que estamos contando errado, precisamos contar o cod_cliente e a dimensão será o vendedor.

Não consigo sequer visualizar seu anexo, se preferir pode me enviar por e-mail evelynalmeida.net@gmail

Not applicable
Author

Ufa, é isso aí Clever, deu certinho !!! adicionei os comandos la pra manter o valor independente da seleção de ANO e MES e ficou legal.

Poderia me explicar esse tipo de função ? nunca vi esse "p" que vc utilizou...

obrigado !

Clever_Anjos
Employee
Employee

P em um set analysis, retorna uma lista de todos os valores possíveis, ou seja no caso, trago todos COD_REP que sejam iguais aos COD_VENDEDOR selecionados.

De certo modo é um 'join' forçado entre duas tabelas.

Desculpe a demora em entender o que você realmente precisava

Not applicable
Author

Imagina, eu que tenho que lhe agradecer pela ajuda !

Not applicable
Author

Pessoal!

Sou novo aqui. Prazer em conhecê-los!

Tenho um problema ou dúvida que penso que é problema, referente ao relacionamento das tabelas. Se puderem me ajudar eu agradeço.

É que eu tenho 14 tabelas que deveriam se relacionar com uma 15ª, que possui uma lista de pessoas. Todas têm um campo que o nome é ID_PESSOA. Como eu tenho tido dificuldade de carregar os dados, que envolvem outras dezenas de tabelas me disseram que o problema é que todas as 15 tabelas estão tentando se relacionar mutuamente, replicando 15 vezes o relacionamento que deveria ser único de todas as 14 com uma única e não das 15 com cada uma das 15.

Vocês acham que este pode ser realmente um problema?

Se for, como me disseram, lendo o manual do QlikView vi que poderia desconectar os possíveis relacionamentos que não fossem aqueles vinculados a única tabela de pessoas. Porém, também não consegui saber como fazer isto.

De qualquer forma, obrigado!