Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Resultados estranhos, quando uso setanalysis

Eu tenho N documentos, de contas a pagar e receber, cada um com seus devidos valores, nesta tabela a única coisa que separa o que é de um com o que é de outro, é uma coluna de TIPO_DOCUMENTO, que registra C para contas a receber e D para contas a pagar...

Exemplo: Eu tenho um documento, de numero 123456, que seu valor é de: R$ 141.837,77 (conferido com o ERP, está correto)

Fiz uma expressão, para ter separado em colunas o que é Crédito do que é Débito, esta expressão (setanalysis) está assim:

sum ( {$<TIPO_DOCUMENTO = {"C"}>} VALOR ) para coluna Contas a Receber e

sum ( {$<TIPO_DOCUMENTO = {"D"}>} VALOR ) para coluna Contas a Pagar.

Também coloquei um objeto lista na tela, para mostrar o campo VALOR (que é o que a expressão acima também mostra), sendo que desta vez, o campo puro, sem expressão...

Quando seleciono o número do documento, num outro objeto de lista, no objeto de lista que apresenta o VALOR, o resultado exibido é:  R$ 141.837,77 (que está correto),

Já no objeto que mostra o resultado do setAnalysis, o resultado mostrado é de: R$16.453.181,32 (um valor completamente doido).

Mas observando o setanalysis, sum ( {$<TIPO_DOCUMENTO = {"C"}>} VALOR ), que dá este resultado gigantesco, não vejo problema algum...

A pergunta é, porque um mostra uma coisa, e outro outra coisa completamente diferente, se os dois estão mostrando o mesmo campo (VALOR)?

Alguém pode me tirar esta dúvida?

Obrigado.

Marcos.

Fiz a expressão, porque preciso separar o que é Crédito do que é Débito... Não vi outra forma.

Você pode me orientar quanto a isso, o que é que estou fazendo errado?

Obrigado.

Marcos.

15 Replies
Not applicable
Author

Consegue postar um exemplo do QVW?

Tente assim

sum ( {<TIPO_DOCUMENTO = {"C"}>} VALOR )

sum ( {<TIPO_DOCUMENTO = {"D"}>} VALOR )

Anonymous
Not applicable
Author

Não, não rolou, mostrou a mesma coisa.

Eu tentei colocando um

Only (${<TIPO_DOCUMENTO = {"C"}>} VALOR )

Ele entendeu e separou, mas tenho um novo problema, quando não seleciono um documento, ou seja o quando seleciono o movimento de um dia (que são N documentos), ele separa um a um.... Preciso que ele agrupe quando forem vários, e quando for um apenas, que ele mostre apenas este selecionado, como ocorre naturalmente, entende?

Mas obrigado pela força.

Not applicable
Author

Se em vez de fazer Set Analysis, constroi uma tabela dinamica com a dimensão TIPO_DOCUMENTO e na expressão coloca Sum(VALOR). Não resolveria?

Anonymous
Not applicable
Author

Não, porque os valores de contas a pagar e receber, estão juntos, o que os separa na tabela, é um campo chamado TIPO_DOCUMENTO (C ou D), para poder separar em duas colunas, o que é crédito e o que é débito, preciso especificar...

Not applicable
Author

Não to conseguindo imaginar como ta sendo esse relacionamento. Será que você poderia printar a nuvem de dados? Caso não segue um exemplo que eu montei com um load inline

Anonymous
Not applicable
Author

Not applicable
Author

Marcos estou tentando entender o Qlikview está fazendo, pois quando eu coloco

SUM(DISTINCT VALOR) o valor aparece correto. Qualquer avanço eu posto aqui.

Segue anexo:

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado meu amigo, obrigado mesmo.

Not applicable
Author

Marcos tudo bem?

Existe um campo na sua base de dados chamado TE_CLASSIFICACAO, o cálculo da soma do campo VALOR só é feito quando esse campo for igual a MULTA? Se sim, use a seguinte formula sum({<TE_CLASSIFICACAO = {"MULTA"}>}VALOR)

Olhe oq está acontecendo.

Capturar.JPG.jpg