Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Servidor de Desenvolvimento/Produção

Bom dia, tenho uma dúvida e quero saber como vocês trabalham com isto.

Hoje eu tenho na empresa um Servidor com as seguintes configurações:

Xeon 2.40 GHz 8 núcleos,

32 GB Ram

Server 2008 64 Bits.

Este servidor eu uso para o Desenvolvimento, testes e cargas, além disso é o Servidor de produção, ou seja, todos os usuários acessam a mesma máquina para ver seus projetos (25 usuários). Percebi que dependendo do meu desenvolvimento eu consigo usar 100% do processador ou 100% da memória, geralmente é algum comando errado, porém como são testes é normal que aconteça isso, e com certeza atrapalha os usuários logados.

Estou pensando em ter um servidor apenas para desenvolvimento, ou então dobrar a capacidade de processamento deste mesmo e criar um servidor em maquina virtual, o que vocês recomendam?

Labels (2)
8 Replies
nicolett_yuri

Hamilton, seguindo as recomendações de ambiente, você deve separar os ambientes.

Não vai adiantar nada dobrar a capacidade desse servidor, pois quando você esta executando o QlikView Client, o Windows lhe dá total permissão para utilizar 100% dos recursos de hardware, ou seja, um join errado ou expressão mal feita terá maior prioridade do que os serviços do QlikView Server que estão sendo executados neste mesmo ambiente.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Yuri, me refiro a dobrar a capacidade e criar uma máquina virtual, dessa forma eu configuro que metade dos recursos são para uma máquina e metade para outra, desta forma o windows consegue separar os recursos.

Financeiramente eu acho que essa é uma maneira mais econômica.

nicolett_yuri

Hoje sua maquina de produção é virtual? O consumo de memória em máquina virtual é maior se comparado com uma maquina física (tem uma documentação da Qlik explicando isso).

Você separando os ambientes já vai te dar mas autonomia para o desenvolvimento sem atrapalhar a usabilidade dos usuários.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Hoje eu tenho uma máquina física.

Realmente o Qlikview não tem um histórico muito bom com máquinas virtuais aqui dentro da empresa, quando foi implantado tentaram colocar em uma VM mas não deu certo. (fui saber disso hoje)

Vamos investir em uma máquina física mesmo,

acredito que com um Xeon de 4 núcleos e 16 GB de Ram eu consiga desenvolver tranquilo.

nicolett_yuri

Se as aplicações que você trabalha não são muito grandes, acredito que esse ambiente vai sobrar

Como trabalho com consultoria, todo o desenvolvimento que faço é no meu próprio notebook. I7 8gbram

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

eu tentei ABRIR um dos projetos no meu notbook (i5 com 4GB) nem abriu haha 0o

imagine dar uma carga.

Anonymous
Not applicable

Oi Hamiltom,

Então, eu sempre trabalho com cargas menores para desenvolvimento. A criação do arquivo de dados tem que ser bem realizada e trazer dados consistentes. O meu note tem a mesma configuração do seu e não tenho esse problema. Abraços e esse post é muito bacana.

mvaugusto
Creator
Creator

Acredito que isso consta no ITIL também, ter  DEV / QA / PROD em ambientes distintos, mas nem sempre é possivel.

Acredito que quanto mais calculos tiver, mais processamento utiliza.

Quanto maior a massa de dados, maior memória RAM utiliza.

Como se trata de uma ferramenta que faz cargas incrementais a tendencia é que o processamento e o uso de ram aumente naturalmente.

Num ambiente que trabalhei, colocamos mais RAM e terminaram os erros de carga que estava dando por causa dos swap que o windows tinha que fazer.

Cada caso é um caso.