Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

ABC de Produtos

Bom dia pessoal...

Tenho que criar um ABC de produtos, aonde tenho que somar a coluna A e multiplicar por 0.50 (50,00 %) e mostrar o valor A até o produto aonde a quantidade for igual o resultado desta multiplicação...

Exemplo abaixo:

124.818 * 0.50 = 62.409

como tenho 192 registros e na imagem acima aparece apenas 29 produtos, pela conta o A teria que aparecer até o 27ª produto...

e para baixo o B até completar 80 % e o C até completar os 100 %.

A do 1 ao 27, B do 28 ao 55e C do 56 ao 194.

Fórmula que estou utilizando mais está dando errado:

Aggr( IF((Rank(SUM(QTD_PRODUTO),1)-1) / Count(distinct total DES_CODDES_PRODUTO)< 0.50, 'A',

            IF((Rank(SUM(QTD_PRODUTO),1)-1) / Count(distinct total DES_CODDES_PRODUTO)< 0.80, 'B', 'C')),

            DES_CODDES_PRODUTO)

DES_CODDES_PRODUTO = DESCRIÇÃO DO PRODUTO

QTD_PRODUTO = QUANTIDADE DO PRODUTO


Segue em anexo o documento .xls

Labels (1)
  • Other

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Consegui achar uma solução para o problema acima...

Agora está funcionado...

IF(RANGESUM(ABOVE(SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO),1,RowNo()),SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO)) <= 0.50, 'A',

    IF(RANGESUM(ABOVE(SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO),1,RowNo()),SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO))  <= 0.80, 'B','C'))

View solution in original post

3 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Consegui achar uma solução para o problema acima...

Agora está funcionado...

IF(RANGESUM(ABOVE(SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO),1,RowNo()),SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO)) <= 0.50, 'A',

    IF(RANGESUM(ABOVE(SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO),1,RowNo()),SUM(QTD_PRODUTO)/SUM(TOTAL QTD_PRODUTO))  <= 0.80, 'B','C'))

Not applicable
Author

Uma pergunta pq você usa descrição do produto para dividir ? você pega o total de produtos que você tem cadastrado ?

Não deveria ser o total que vc tem de qtd ?

Anonymous
Not applicable
Author

Sim, eu contava a descrição do produto, ou seja se eu tenho 200 produtos e multiplicar por 0.50 o A iria até 100 que está bem errado no script da pergunta...

Mais o script que coloquei na resposta deu certo...