Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

SUBTOTAL ERRADO COM SUM(DISTINCT)

Boa tarde pessoal.

Estou com uma dificuldade para obter o subtotal correto de uma expressão. Nela faço a soma simples de um campo (SUM(DISTINCT(QTDE_VOLS)) e encontro a quantidade correta por nota fiscal. Porém como estou usando DISTINCT, o subtotal soma somente as quantidades distintas. Ou seja, se uma quantidade se repete, ela está sendo somada somente uma vez no total final.

Exemplo: quantidades, 3, 5, 2, 13, 9 e 5. O total destas quantidades é 37, mas como o 5 se repete, ele é somado apenas uma vez, resultando num total de 32.

Existe alguma maneira deste subtotal ficar correto, mesmo com o uso do distinct que é uma necessidade neste caso?

Desde já agradeço a todos.

Atenciosamente,

Edson Marques.

11 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia a todos.

Primeiramente agradeço a todos que postaram sugestões. Quanto a solução do caso, acabei optando por remodelar o script e evitar o uso do DISTINCT conforme sugestão do Yuri e que de fato acabou resolvendo o problema.

Muito obrigado.

Edson Marques.

Anonymous
Not applicable
Author

Mas o totalizador que pretendo não é diferente dos totais das linhas e sim o contrário. Quero o total correto, e ele não estava fazendo justamente devido ao SUM DISTINCT, pois como o Yuri explicou, quando a haviam valores iguais de soma, ele considerava apenas um valor e por isso o total geral era diferente dos totais das linhas. Mas agora está ok.

Obrigado.