Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Mensagem Calculation Time Out em Tabela Dinâmica

Boa tarde,

ao abrir uma tabela dinâmica, utilizando os meses de Julho à Novembro do ano de 2014, minha tabela trava ou fica lenta e apresenta mensagem: Calculation Time Out quando utilizo no filtro ano de 2014 e todos os meses.

Já verifiquei alguns problema com relação a esta mensagem, e alguns informam para alterar no QMC -> System -> Setup -> QlikView Servers -> Performance -> Document -> Object Calculation Time Limit: 60 seconds (default), aonde aumentei para 1000.

Porém essa minha tabela encontra-se lenta ao usar pelo Internet Plugin.

Alguém já recebeu essa mensage?

Grato pela atenção.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Se na expressão tiver campos de diversas tabelas (maneira de dizer, visto que o QlikView é colunar, mas isto é outra historia......) sera feito um join em memoria para criar uma tabela virtual aonde sera feito o calculo  (ex:   sum(Pedido_Qtde * ListaPreco_Valor )   )  . Isto ira consumir tanto CPU como RAM. Neste caso poderia ser feito isto em script (join / calculo).

Eu analisaria os campos da dimensão também.  Tanto as dimensões como expressões, eu iria 1 por 1 tirando/habilitando para ver se alguma destas me gera este problema.  Assim que identificar podes decidir como resolver....no script ou mesmo alterando a expressão (lembrar que o aggr também cria tabela virtual para resolver).


Veja, não conheço o modelo (qtde registros / tabelas / modelo star/snowflake/....). Sao sugestões.


Att,


Alessandro Furtado


furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

20 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Se na expressão tiver campos de diversas tabelas (maneira de dizer, visto que o QlikView é colunar, mas isto é outra historia......) sera feito um join em memoria para criar uma tabela virtual aonde sera feito o calculo  (ex:   sum(Pedido_Qtde * ListaPreco_Valor )   )  . Isto ira consumir tanto CPU como RAM. Neste caso poderia ser feito isto em script (join / calculo).

Eu analisaria os campos da dimensão também.  Tanto as dimensões como expressões, eu iria 1 por 1 tirando/habilitando para ver se alguma destas me gera este problema.  Assim que identificar podes decidir como resolver....no script ou mesmo alterando a expressão (lembrar que o aggr também cria tabela virtual para resolver).


Veja, não conheço o modelo (qtde registros / tabelas / modelo star/snowflake/....). Sao sugestões.


Att,


Alessandro Furtado


furtado@farolbi.com.br
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Em tempo.  Eu costumo diminuir o tempo no QMC padrao de 60 para 20.  Assim posso identificar com os usuarios situacoes lentas (por exemplo quando limpam todas as selecoes com o objeto aberto, neste caso coloco uma condicional para calcular esperando alguma selecao...).  Prefiro assim, pois com tempo alto, um objeto com problemas expressao/dimensao (produto cartesiano,por exempo....) ou mesmo pesado pode ir consumindo recursos e deixar o server sem resposta......

Alessandro Furtado

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Bom dia Alessandro,

consumo de Memória e CPU não estão altos.

Com relação aos dados, é uma tabela com pelo menos 11 dimensões, e a expressão acredito que seja somente um sum, pois quem fez foi um usuário e compartilhou com os demais.

Notei que ao contrair algumas colunas, fica mais rápido, mas oque acho estranho é que o filtro tem somente um mês a tabela está muito lenta, e os dados mostrados são nome de cliente, produto, código de venda, descrição produto e outros.

Grato pela atenção.

nicolett_yuri

Paulo, esse cálculo envolve quantas tabelas diferentes? qual a volumetria dessas tabelas? Poderia disponibilizar uma app de exemplo?

Outra pergunta importante é qual o hardware de seu servidor?

A dica de colocar um pré-filtro para exibição dos dados do gráfico é muito válida.

Not applicable
Author

Bom dia Yuri,

já tem um pré-filtro mês e ano. Mesmo assim, a tabela é lenta.

O hardware do servidor é, 14GB de RAM e CPU Xeon E5-2630 6 núcleos de 2.30GHZ.

Preciso acessar a tabela para verificar, aguardando usuário liberar a tabela.

Grato pela atenção.

Not applicable
Author

Yuri,

o único cálculo que é realizado seria um sum(quantidadeitem) na expressão.

São usados 11 dimensões aonde foi pivotado duas delas.

Com 4 anos(2011, 2012, 2013 e 2014) e 8 meses(Jan, Fev,Mar,Abr,Mai,Jun,Jul e Ago) consigo gerar a tabela somente com duas dimensões.

Quando coloco 4 anos(2011, 2012, 2013 e 2014) e 9 meses(Jan, Fev,Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago e Set) aparece mensagem de Out of objetc Memory.

nicolett_yuri

as 11 dimensões são da mesma tabela? inclusive a coluna "quantidadeitem" ?

Not applicable
Author

Esses dados são carregados de 8 tabelas diferentes, aonde a associação delas é feita pela LINK_TABLE.

Grato pela atenção.

nicolett_yuri

Paulo, mande um qvw de exemplo. Assim podemos encontrar o que pode estar causando a lentidão