Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Relacionamento recursivo

Boa tarde,

outro dia abri um Tópico Re: Re: Relacionamento em Cascata (ou algo assim) porém ainda continuo com dúvidas sobre o assunto.

Preciso de algum material ou exemplos sobre Relacionamento recursivo no Qlikview para eu aprender melhor sobre o assunto, pois minha necessidade inicial foi respondida no tópico anterior mas não consegui ir para frente. Caso necessário poderei postar a minha "nova" duvida sobre este projeto.

Labels (2)
17 Replies
nicolett_yuri

Hamilton, acho mais fácil postar a sua nova dúvida.

Até tenho alguns materiais, mas o tema de recursividade é pouco abordado.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Bom dia Yuri,

Então, eu tentei explicar no próprio projeto. É a questão de uma receita dentro da outra,

conseguimos resolver boa parte mas não consigo desenvolver uma logica correta.

Digamos que para fazer 19.22kg da Receita do Arroz Branco eu uso 7.5kg de Arroz Cru, isto me da um total de 39,02% de arroz Cru.

Para fazer 5,244 da Receita do Arroz Colorido, eu utilizo 3,62kg de Arroz Branco ou 1,41kg de Arroz Cru (39%)

O problema que eu não tenho um limite de niveis, posso ter 2, 3,4 receitas uma dentro da outra, e este calculo inverso q eu nao estou conseguindo imaginar uma forma facil de fazer.

nicolett_yuri

Entendi, acho que da forma em que esta não vai ser um cálculo muito simples, pois você possui os valores em colunas diferentes e não sabe quantas colunas vai chegar. Temos que pensar em uma solução em que os valores estejam na mesma coluna.

Vou te ajudar

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Pois é, estou pensando em uma maneira diferente, se eu carregar uma tabela com esse percentual e em uma segunda fazer a vinculação entre elas. Vou fazer alguns testes aqui, mas também acho que vou ter que mudar toda essa estrutura.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Hamilton,

Fiz isto a pouco tempo em uma engenharia na qual a quantidade da engenharia do item mudava de acordo com o nível acima dele.  Fiz com os FOR mas penei pois o sistema (SAP) estava para 19 níveis. Ai tinha que calcular o segundo nível baseado com a quantidade do primeiro e depois poder calcular o terceiro com o resultado anterior e indo desta forma....

Att,

AMF

furtado@farolbi.com.br
junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Pois é Alessandro, para ajudar eu tenho uma dificuldade com o FOR, estou tentando imaginar a logica para isto hehe estou penando também.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Hamilton,

me manda um qvd com com os dados e um exemplo do resultado (em xls por exemplo) para me ajudar a conferir se consegui te mandar a rotina....

AMF

furtado@farolbi.com.br
junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

No Arquivo Excel eu tentei desenhar o cálculo,

A Forma manual de fazer seria dessa forma, se eu não consegui complicar mais, é isso.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Hamilton, boa noite.

Sendo franco nao consegui ver com muito tempo.

Eu iria fazer um For para deixar os calculos prontos.

Mas, por tempo fiz a regra do calculo (a que eu imagino seja a correta, pois usei esta em uma situacao igual a sua).

2014-11-18 22_22_45-.png

Entao, para fazer Arroz Branco (19,2kg) eu preciso de 7.500 de arroz cru.  Mas para 3620 quanto eu preciso?

(3620 * 7500) / 19220   = 1.412

Tem que calcular o nivel2.  Depois usar o resultado do nivel2 no calculo do nivel3

(nivel2 * quantidade3) / receita_rendimento2 = nnnnn


Acho que seria assim o calculo....


AMF

furtado@farolbi.com.br