Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Extrator ETL QVD

Bom dia Pessoal,

estou com um dúvida:

Eu vi uma vez um arquivo .QVD que funcionava como uma espécie de ETL fazendo a estração e o tratamento.

Gostaria de saber como eu posso montar um ETL desse em .QVD e como eu posso transferir as informações para o relatório principal.

Labels (3)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Bom dia Thiago, acho que a melhor maneira para auxilia-lo seria fazer um treinamento online gratuito oferecido pela própria qlik, segue o link: Build Your First QlikView

Neste treinamento você vai aprender a criar e carregar arquivos no qlikview.

Respondendo as perguntas:

Para gravar um arquivo em qvd, utilize a seguinte sintaxe de comando

STORE NOME_DA_TABELA INTO CAMINHO\NOME_ARQUIVO_QVD.QVD (QVD);


para fazer a leitura de um arquivo qvd, basta você abrir a tela de script (ctrl + e) e depois clicar sobre o botão "Arquivos de Tabela" e depois selecionar o arquivo qvd que deseja carregar.

View solution in original post

7 Replies
nicolett_yuri

Thiago, de uma forma bem simplificada: um arquivo QVD é o conteúdo de uma tabela com seus registros. Para transferir as informações de uma tabela de um banco de dados para um qvd, basta utilizar o comando:

STORE NOME_DA_TABELA INTO CAMINHO\NOME_ARQUIVO_QVD.QVD (QVD);

O ETL em que você cita, é toda a preparação das tabelas originais do banco de dados para montar a modelagem do qlikview. Teria como você especificar melhor sua dúvida? Passando exemplos do que deseja fazer?

Not applicable
Author

Yuri Bom dia,

Bom o que eu pretendo fazer é utilizar um arquivo QVD para fazer a extração e a modelagem dos dados, como COUNT,MIN,MAX por exemplo, e depois no meu relatório principal só carregar essas informações já modeladas.

Qual é o script para salvar o QVD e o script para buscar o QVD?

nicolett_yuri

Bom dia Thiago, acho que a melhor maneira para auxilia-lo seria fazer um treinamento online gratuito oferecido pela própria qlik, segue o link: Build Your First QlikView

Neste treinamento você vai aprender a criar e carregar arquivos no qlikview.

Respondendo as perguntas:

Para gravar um arquivo em qvd, utilize a seguinte sintaxe de comando

STORE NOME_DA_TABELA INTO CAMINHO\NOME_ARQUIVO_QVD.QVD (QVD);


para fazer a leitura de um arquivo qvd, basta você abrir a tela de script (ctrl + e) e depois clicar sobre o botão "Arquivos de Tabela" e depois selecionar o arquivo qvd que deseja carregar.

Not applicable
Author

Pode Fazer dessa forma :

Script :

[Rastreabilidade]:

LOAD

     ID_CLIENTE,

     SUM(FATURAMAMENTO) as FATURAMENTO,

     ANO,

     UPPER(MES) AS MES

Resident Rastreabilidade

GROUP BY ID_CLIENTE,ANO,MES;

Depois exportar para o QVD, conforme o Yuri Mencionou.

STORE Rastreabilidade INTO CAMINHO\NOME_ARQUIVO_QVD.QVD (QVD);


Att

Not applicable
Author

Carlos,

Obrigado pela ajuda.

Só mais uma dúvida, é melhor  eu fazer a extração e o tratamento tudo no .QVD ou eu faço a extração no QVD e o tratamento direto no relatório principal?

nicolett_yuri

Faça tudo e depois grave no QVD, você sempre ganhará em performance.

Not applicable
Author

A modelagem de TOTAL DE VENDAS,MAIOR VENDA, CONTAGEM,

é melhor fazer no arquivo QVD ou no relatório principal?