Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Acesso Documentos - Named CALs

Bom dia,

Tenho em meu servidor, 25 licenças. Hoje me deparei com duas necessidades de controle de acessos aos usuários no QV.

A primeira é que somente alguns usuários podem gerar planilhas no excel, os demais devem estar bloqueados, percebi que tem esse controle dentro do documento como "NAmed Users" e adicionando um grupo de usuários, o problema é que não consegui criar um grupo pois ao ativar a opção de autorização DMS apareceu um erro falando que minha licença não autoriza,

Outra coisa é o controle de acessos por usuários, alguns usuários estao acessando dados de outros departamentos, e isto nao é interessante para a empresa, porém meu servidor tem 25 Licenças como Named Cals e zero como Documents Cals.

A pergunta é, com o servidor e licenças que possuo, é possível fazer esse tipo de acesso ou preciso adquirir (R$) mais licenças?

Sem título.pngSem títuloq.png

Labels (3)
13 Replies
julianacampag
Creator
Creator

Olá Hamilton,

não sei se te ajuda, mas aqui na empresa fizemos o seguinte:

  • juntamente com a equipe de infra, foram criados grupos de usuários (contas do windows) de acordo com a área de atuação de cada um.
  • nas pastas dos aplicativos, foi dado acesso somente ao grupo de usuários correspondente à área. Dessa forma, conseguimos restringir o acesso aos aplicativos mesmo com usuários Named.

Espero que ajude.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Boa tarde Juliana,

eu ja pensei em fazer isso mas estou pensando no futuro.

Hoje temos mais ou menos 40 projetos, além de liberar a visualização dos projetos em cada um, eu vou ter que criar uma tabela de senha para cada projeto, caso entre um usuário novo que possa acessar todos os projetos, vou ter que incluir a senha um por um, deveria ter uma forma de acesso mais facilitada..

Outra coisa, como criar grupos de usuários no Qlikview para que eu consiga liberar o acesso para gerar arquivos em excel? Para mim aparece em branco.

Sem título3.pngSem título4.png

julianacampag
Creator
Creator

Hamilton,

ainda sobre os acessos dos usuários, aqui utilizamos o a autenticação com o AD, então não preciso fazer esse processo que você mencionou de criação de usuários (o que facilita bastante as coisas).

Sobre os grupos para a geração de arquivos em excel, para mim aparecem os grupos de usuários do Windows que foram criados  para o controle dos acessos aos documentos. Eu não conheço uma forma de criar esses grupos no Qlikview.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Pois é Juliana,

Vou estudar sobre o AD e vou mudar a forma de acesso, acredito que seja melhor.

Sobre os Grupos que aparecem para você, tem ideia de o pq não aparecem os meus grupos? Tem alguma coisa a ver com autorização NTFS e DMS?

julianacampag
Creator
Creator

Hamilton,

Creio que deva ser isso sim, pois aqui está configurada o tipo de autorização NTFS e funciona perfeitamente.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Não, então deve ser alguma outra coisa,

aqui tmbm esta configurado como NTFS e não aparece os grupos de usuários.

Suas licenças são para  Document CALs ou apenas Named User CALs?

julianacampag
Creator
Creator

Aqui está integrado com o AD. Deve ser isso.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite Hamilton.

DMS somente para Enterprise.

Sobre o acesso para restringir a dados (exemplo de um vendedor nao visualizar vendas de outros) você pode fazer isto com o section Access.  A reducao pode ser tanto de linhas como colunas.  Exemplo.  Se eu quiser que um vendedor veja somente as vendas dele, eu consigo fazer pelo Section Access adicionando uma coluna na qual faz uma "reducao" como se fosse uma selecao os dados. Nas proriedades do documento tem opcoes para marcar. Se eu quiser "retirar" uma informacao posso usar o OMIT.

Segue um exemplo.

Alessandro Furtado

furtado@farolbi.com.br
junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Bom dia Alessandro, obrigado pela documentação vai ser útil para mim,

Vou contar como eu estou fazendo e você me diz se é viável.

Usando o exemplo dos vendedores, eu preciso que cada vendedor veja sua venda, porém não posso utilizar a redução de dados pois eu precise fazer o % de venda deste vendedor comparado com o total dos demais, com a redução de dados eu não consigo fazer isso. No SECTION Access criei um script com uma coluna auxiliar e em cada gráfico eu coloco a seguinte condição:

sum({<vendedor= {$(= concat(vendedor_logado,','))}>}vendas) //VENDAS DO VENDEDOR LOGADO

/

sum(vendas) // VENDAS DE TODOS OS VENDEDORES

Dessa forma o sistema carrega os dados de todos os vendedores porém exibe apenas do vendedor logado.

Pensando dessa maneira, coloquei um IF no SECTION Access onde valida se o vendedor tem acesso ao projeto, exemplo, ele logando no projeto de vendas, vai aparecer a seleção de vendedor correspondente ao acesso, mas se ele abrir um projeto de Compras, o IF vai validar esse acesso e vai trazer os campos de seleção vazios, o projeto abre mas ele não visualiza nada.

o que me diz dessa solução?