Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Schedule de relatório

Bom dia, gostaria de saber se o QlikView tem alguma ferramenta que envie automaticamente um relatório por e-mail ou que gere um pdf, em uma data e horário programados no caso um schedule. Qualquer duvida estou a disposição.

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

     Opa, criei um pequeno exemplo de uma macro que tenho aqui.. que manda e-mail com uma imagem em anexo de um gráfico de tabela com algumas seleções feitas, no seu caso é só trocar a imagem em anexo no e-mail pelo PDF  ( veja esse exemplo de como criar um PDF por macro Exportando para PDF (Macro) ).

Para envio automático de e-mail em uma hora programada, tem um pequeno problema... para você executar uma macro , você precisa estar com Qlikview aberto. O que você pode fazer é usar um comando ou programa para iniciar o Qlikview a hora que vc quer , dai é só criar ações para recarregar e executar a macro.

(detalhe* se vc for usar o ActiveDocument.GetSheetObject( "ID_OBJETO" ) , adicione uma ação para ir para aba desse objeto antes de executar a macro, se não vai dar erro, eu acho).

Lembre de deixar permitido qualquer tipo de macro, la em segurança local, permitir acesso ao sistema... se  não , não envia o e-mail.

(desempenho: a macro que eu tenho aqui eu utilizo em um e-mail interno de um servidor, envia uma média de 60 e-mails, através de um for, fazendo uma seleção diferente para cada pessoa, exportando a imagem e enviando o e-mail... Isso tudo leva um pouco menos de 1 minuto no total, quando testei com e-mails de fora (gmail) demorou mais).

É um pouco mais trabalhoso, mas como eu falei é uma saída para quem não tem condições de investir no publisher, e dependendo do caso, assim como no meu, não afetou muito no desempenho.

View solution in original post

14 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Marcos.

Existe o Publisher da Qlik que faz este trabalho, mas ele é pago.

Trabalho com o NPrinting, que é uma ferramenta paga e também faz o mesmo trabalho. Nele, podemos criar relatórios com saída em diversos formatos (HTML, PDF, WORD, EXCEL, PPT) e com programação de horários e seus destinatários.

Desconheço uma ferramenta Free que possa fazer este trabalho. E existe formas de fazer este tipo de trabalho através de Macros, mas isto além de não ser recomendado, implica em engessar o sistema, pois toda a vez que vc quiser incluir um novo destinatário deverá modificar a macro.

Bom, espero que tenha ajudado.

Anonymous
Not applicable
Author

Discordo um pouco do Raphael, acho que da pra fazer bastante coisa por macro sem deixar "engessado", apesar de não ser recomendado pela própria Qlik, acredito que usar a macro vale bastante a pena, pelo custo benefício, se você não tiver como investir no Publisher.

No exemplo citado ali de incluir um novo destinatário... eu tenho uma macro de envio de e-mails por exemplo onde eu busco os e-mails que serão enviados de uma tabela do sistema, e as informações que compõem o corpo de e-mail também. Totalmente automatizado, são uns 60 e-mails que são mandados e o texto dentro do e-mail varia conforme atingimento de meta de receitas e despesas( coisa que eu não consegui fazer com o publisher)

nicolett_yuri

Essa discussão é longa haha!

Not applicable
Author

Boa tarde Rodrigo, você teria algum exemplo de macro para que eu possa analisar?

Anonymous
Not applicable
Author

     Opa, criei um pequeno exemplo de uma macro que tenho aqui.. que manda e-mail com uma imagem em anexo de um gráfico de tabela com algumas seleções feitas, no seu caso é só trocar a imagem em anexo no e-mail pelo PDF  ( veja esse exemplo de como criar um PDF por macro Exportando para PDF (Macro) ).

Para envio automático de e-mail em uma hora programada, tem um pequeno problema... para você executar uma macro , você precisa estar com Qlikview aberto. O que você pode fazer é usar um comando ou programa para iniciar o Qlikview a hora que vc quer , dai é só criar ações para recarregar e executar a macro.

(detalhe* se vc for usar o ActiveDocument.GetSheetObject( "ID_OBJETO" ) , adicione uma ação para ir para aba desse objeto antes de executar a macro, se não vai dar erro, eu acho).

Lembre de deixar permitido qualquer tipo de macro, la em segurança local, permitir acesso ao sistema... se  não , não envia o e-mail.

(desempenho: a macro que eu tenho aqui eu utilizo em um e-mail interno de um servidor, envia uma média de 60 e-mails, através de um for, fazendo uma seleção diferente para cada pessoa, exportando a imagem e enviando o e-mail... Isso tudo leva um pouco menos de 1 minuto no total, quando testei com e-mails de fora (gmail) demorou mais).

É um pouco mais trabalhoso, mas como eu falei é uma saída para quem não tem condições de investir no publisher, e dependendo do caso, assim como no meu, não afetou muito no desempenho.

lucasjsantos
Contributor II
Contributor II

Boa tarde Rodrigo,

Você consegue executar esta macro no server?

Se não, como fazer para executar uma macro no QlikView Server?

Grato.

Anonymous
Not applicable
Author

Sim, executo ela no server

lucasjsantos
Contributor II
Contributor II

Eu nunca consegui executar macros no server.

É necessário alguma configuração "especial" para isso?

nicolett_yuri

Você esta tentando executar via acesso web (IE_Plugin ou Ajax)? ou através de algum agendamento automático?