Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Qlik - Projeto

Boa tarde a todos,

Estou em processo de escolha de ferramenta de B.I para implantar na Empresa que trabalho, já fiz contato com a empresa parceira da Qlik Tech aqui no meu Estado. Gostaria de trocar uma ideia como pessoal da comunidade para tirar algumas dúvidas, pois é quem trabalha no dia-a-dia com a ferramenta.

1 - Hoje tenho um Banco com 60GB de informações na empresa, quero fazer a modelagem do Datawarehouse, e gostaria de saber como foi este primeiro passo, o que encontraram de maior dificuldade?

2 -  O que fizeram com que escolhessem o QlikView?

Att. César Roniglei

28 Replies
EduardoAlexandredeFrancisco

César, boa tarde.

Eu trabalho com o Qlikview no banco Itaú. Atualmente umas das 5 aplicações que a minha diretoria cuida tem +- 14 milhões de registros, vindo de diversas origems, como Excel, Oracle, SQL e etc.

Atualmente temos 5 ferramentas fazendo esse papeç, BI Self Serve..rs Tableau, IBM e as outras.

Diariamente travamos a luta de qual é a melhor e sempre o QLikview leva vantagem.

O que ganhamos ponto é que o Qlikview, diferente das outras ferramentas, não necessita que você prepare toda a modelagem para ele trabalhar de forma correta, ao contato, ele (QlikView) pega e adequa a modelagem da melhor maneira. Além de outros pontos como ter a licença mais barata, ser mais rapido, mais facil de se trabalhar.

Com certeza você não vai se arrepender em usa-lá.

Not applicable
Author

Prezado Cesar

Trabalho com o QlikView desde 2008 onde (ao menos aqui em Curitiba) apenas 2 empresas consideradas "Grandes" também possuíam a ferramenta (Grupo Bariguí e Cassol Center Lar). Naquela época era realmente um "tiro no escuro" porém hoje em dia conforme o Eduardo relatou, você pode encontrar vantagens em uma e desvantagens em outra, porém na questão de facilidade, agilidade, portabilidade, simplicidade e mesmo assim robusto, o QV é sensacional!

Quanto ao tamanho do banco, uma das empresas que atendo trabalha com banco SQL Server que atualmente possui uns 200 GB. E eles devem possuir umas 100 aplicações em QV que fazem recarga diariamente diretamente no banco, porém limitamos que os mais pesados (aquivos que fazem a leitura da movimentação contábil por exemplo) carreguem dados apenas do último ano (cerca de 5 milhões de registros). E tudo flui naturalmente!

Vai sem medo! hehe

nicolett_yuri

Cesar, tudo bom?

Sempre quebre projetos de BI em partes, sendo cada uma delas: setor ou assunto. Assim fica muito mais fácil desenvolver a modelagem de dados para o BI. Lembre-se que a modelagem de um banco de dados convencional é diferente de uma modelagem do QlikView (se for seguir melhores práticas é claro).

Referente ao porque escolher QlikView? Use uma demo (demo.qlik.com) por 10 minutos e veja se você não vai ficar fascinado com o que esta ferramenta lhe proporciona. Foi isso que fiz a 5 anos atrás e me deixou apaixonado pela ferramenta. Nesses 10 minutos eu pensei em milhares de coisas que poderia ser feito para facilitar a minha própria vida em diversas coisas dentro da empresa.

Not applicable
Author

Boa noite Anderson,

O que você me aconselha para iniciar aqui na empresa? Sendo que o investimento inicial não é tão barato?

Not applicable
Author

Obrigado pela Resposta Yuri, O que você me aconselharia para iniciar este projeto aqui na empresa, sabendo que o investimento inicial não é pequeno. Antes eu gostaria de fazer um curso no mês de fevereiro, tem alguma indicação?

Not applicable
Author

Cesar

Quanto ao ponto inicial do seu projeto, isto depende muito das suas necessidades. Porém considere o seguinte:

1 - Comece com projetos mais "simples". Vou te dar um exemplo: QlikView Open Data Challenge Contest Winner | Qlik abra o Projeto que ficou em segundo lugar (pessoal aqui do Brasil) e perceba que as funções que eles usam são apenas Contagens (count) e médias (avg). Porém a riqueza do projeto deles é a forma de apresentar os dados e não cálculos complexos.

2 - Mesmo começando de forma simples, a empresa que investiu no produto quer retorno (ROI) então fique atento onde estão os maiores custos ou despesas da empresa e trabalhe em cima destes dados pois uma ação sobre estas informações surte melhores e maiores efeitos.

3 - Existe uma tendência em querer demonstrar todo poder da ferramenta no início montando cenários com diversas informações misturadas, agrupadas, enfim, coisas que com o QV são simples de fazer mas que aos olhos de quem está começando a trabalhar com a ferramenta como USUÁRIO espanta. Por experiência própria. Inclua sempre gráficos de barras, pizza e listagem mas não vá muito além disso NO INÍCIO.

4 - TREINE, TREINE e TREINE NOVAMENTE os USUÁRIOS do QlikView. Pois existe uma tendência do pessoal que desenvolve achar que o usuário vai entender tanto sobre a navegação nos cenários quanto quem desenvolveu a aplicação. Porém coisas como "Selecionar excluídos" ou fazer "drop-down nos gráficos" as vezes está além da compreensão inicial do usuário sobre a ferramenta.

5 - Estabeleça uma forma de separar as aplicações (Por área, por processo, por assunto, etc). Geralmente gerentes e Diretores querem tudo agrupado num arquivo só e com o tempo você acaba sucumbindo a estes pedidos. Porém no início isso pode dificultar o desenvolvimento e se você trabalhar separadamente (pensando em agrupar tudo no futuro) irá facilitar.

6 - Seja convidativo e cuidadoso visualmente. Uma primeira boa primeira impressão quebra qualquer resistência inicial dos usuários. (Anexei algumas páginas de abertura de alguns QV que desenvolvi, eu opto por incluir uma cor marcante na página de abertura para que o usuário diga: "As informações estão naquele QV verdinho!" hehe).

Acho que é mais ou menos por ai. ExemploAbertura.png

Not applicable
Author

Obrigado pela Resposta.

Vou entrar de férias no próximo mês, estou pensando em fazer um curso de Qlik, não vou conseguir esperar até voltar das férias, ou até mesmo um estágio em alguma empresa.

Você tem algo a me indicar?

nicolett_yuri

Opa Cesar, tenho sim, mas vou ter que "puxar sardinha" para o meu lado né!

Da uma olhada no site: academiain1.com.br - Aqui temos todos os tipos de treinamento, desde iniciante ao avançado.

Sobre como começar, acho que tudo depende de cada empresa. O ideal, como já disseram, é iniciar com um projeto simples e que venha ter uma visão e resultado para a empresa.

Not applicable
Author

Cesar, tudo depende da cidade onde você está.

Aqui no Sul (Curitiba) não é comum (ao menos eu não vejo anúncios) de cursos de QlikView. Porém quando fiz meu primeiro curso (em 2008) a empresa Tocatto (de Florianópolis) havia montado uma turma aqui na cidade.

Depois fiz mais 1 dia de QV Avançado na própria Toccato em Floripa.

Dependendo da base de dados que você for trabalhar é importante conhecer bem a linguagem de extração dos dados do SGBD (No meu caso trabalho quase que exclusivamente com SQL Server, e nos últimos anos precisei me aprimorar muito). Já o QlikView em si em 1 semana de curso todos os dias, você estará dominando muito bem a ferramenta (no meu caso foram 2 dias de Script e 3 dias de Ferramentas visuais).

Mas atualmente estou ensinando meu filho de 10 anos a mexer com o QlikView. Montei com ele uma planilha no Excel para "gerenciar" as figurinha do álbum da copa, e ele montou o QlikView quase sozinho (depois de eu ensinar alguma comando básicos). Então sempre que comprávamos figurinhas, atualizávamos a planilha corríamos para o QlikView para ver qual grupo faltavam mais figurinhas, qual time tinha mais figurinhas, quais times estavam completos, enfim, uma série de análises que ele montou apenas contando (count) as figurinhas.

Em contrapartida atualmente um dos meus clientes abriu mão de seus relatórios contábeis do ERP e emite Balancete, Razão, Diário, etc. de 6 empresas do grupo Tudo pelo QlikView.

Citei os 2 exemplos contrastantes para ter noção dos limites da ferramenta!