Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Auxilio Gráfico/Tabela

Bom dia.

Caros venho aqui pedir um auxilio de vocês, como sou novo no QlikView não tenho muita prática com o mesmo.

Todo dia é gerado um relatório de pedido por dia, este relatório contem os pedidos abertos, então pode ocorrer de um pedido estar aberto em um dia e no próximo dia também.

Então hoje eu gero um qvd com estes dados, e eu gostaria de buscar sempre os dados do mês atual e mais os dados do ultimo dia do mês anterior, e assim por diante.

Então eu teria, os dados do dia 31/12/2014 mais os dias correntes do mês atual (Janeiro), se estivéssemos em fevereiro eu teria 31/12/2014, 31/01/2015 e os dias correntes de fevereiro. estou tentando montar este script pela data de execução do relatório que gerado uma vez por dia, mas estou quebrando a cabeça nisso.

Depois de ter os dados prontos, quero poder verificar os dados do ultimo dia do mês anterior com os do mês atual para verificar as diferenças.

Preciso montar dois Gráfico ou Tabela que fique bem visível as seguintes questões.

Primeiro.

Dimensões: Loja e Mês.

Expressão: Total Pedido e Valor Total Pedidos.

Segundo:

Dimensões: Loja e Dia

Expressão: Total Pedido e Valor Total Pedidos.

Os que eu tentei fazer ficaram muito ruim de visualizar.

Gostaria de saber se é possível desvincular uma pasta da outra.

Obrigado.

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Not applicable
Author

Ah, agora entendi. Você precisa que ele traga o ÚLTIMO DIA DE TODOS OS MESES que estão dentro do arquivo e não apenas o último dia do mês anterior?! é Isso?

Se for isso, então tente:

Load

*

From Arquivo.QVD

Where DtPedido = Date(MonthEnd(DtPedido)) or DtPedido >= Date(MonthStart(Today() )

Ou seja, sempre que ele encontrar um pedido dentro do QVD que tenha sido emitido no último dia do mês corrente DO PEDIDO ele irá carregar, assim como irá carregar os pedidos a partir do primeiro dia do mês atual.

View solution in original post

13 Replies
nicolett_yuri

Acho que pode até ser o mesmo gráfico. Você pode criar um grupo hierarquico (Drill-down) para quando for selecionado um mês, a visualização passe a ser por dia.

Qual a quantidade de lojas?

Se o número de lojas for grande, você não vai conseguir exibir essa informação de forma clara em um gráfico de barras, por exemplo. Você teria que ter um gráfico comparativo de lojas e depois outro que mostra o detalhe mês/dia.

Not applicable
Author

Em torno de 38 a 42 lojas.

Todo dia é gerado um relatório de pedido por dia, este relatório contem os pedidos abertos, então pode ocorrer de um pedido estar aberto em um dia e no próximo dia também.

Então hoje eu gero um qvd com estes dados, e eu gostaria de buscar sempre os dados do mês atual e mais os dados do ultimo dia do mês anterior, e assim por diante.

Então eu teria, os dados do dia 31/12/2014 mais os dias correntes do mês atual (Janeiro), se estivéssemos em fevereiro eu teria 31/12/2014, 31/01/2015 e os dias correntes de fevereiro. estou tentando montar este script pela data de execução do relatório que gerado uma vez por dia, mas estou quebrando a cabeça nisso.

Depois de ter os dados prontos, quero poder verificar os dados do ultimo dia do mês anterior com os do mês atual para verificar as diferenças.

Obrigado.

Not applicable
Author

Prezado Luiz, estou enviando anexo um exemplo do que o Yuri falou (Com Expansão e Drill-Dow) espero que ajude.

Not applicable
Author

Anderson, Obrigado pelo exemplo.

Consegui fazer desta forma, agora meu problema maior está no script para fazer o que eu descrevi na resposta anterior.

Obrigado.

Not applicable
Author

Luiz

Neste caso como você diz que gera o QVD com os dados do mês, creio que esta limitação de pegar o último dia do mês anterior deva estar no Script, porém você não cita o Banco de dados. No meu caso a grosso modo (que trabalho com SQL Server) eu faria.

Select * From Pedido

Where DtEmissao BetWeen 

DATEADD(month, DATEDIFF(month, 0, GetDate()), 0) - 1 and

GetDate()

A função SQL DateAdd da forma como está montada ali, vai pegar o último dia do mês anterior como ponto de partida para a geração dos dados

Not applicable
Author

Acho que me expressei mal.

Os dados gerado no arquivo txt são do dia, então eu acumulo os mesmos em um QVD, então as informações acumuladas por dia e mês estão em um QVD, estou criando uma aplicação que vai buscar os dados deste QVD, e neste script que preciso fazer trazer os dados do ultimo dia do mês anterior mais os dados do mês corrente que estão no QVD.

Not applicable
Author

Luiz se entendi agora (hehe) neste QVD você está acumulando os dados de um período maior que um mês (vou considerar isso) então seria:

Load

*

From Arquivo.QVD

Where DtPedido >= Date(MonthStart(Today())-1)

Ou seja, ele vai pegar os pedidos desde 31/12/2014 até hoje.

Se não for isso, você poderia compartilhar uma parte deste QVD ou montar um parecido pra gente testar.

Not applicable
Author

Seria isso mesmo, mas é para o próximo mês ?

Da maneira que tu colocou traria os dados de 31/12/14 até hoje 08/01, mas quando estiver em fevereiro por exemplo, teria que trazer só o dia 31/12/14, só o dia 31/01/14, e os dias de fevereiro...

Not applicable
Author

Ah, agora entendi. Você precisa que ele traga o ÚLTIMO DIA DE TODOS OS MESES que estão dentro do arquivo e não apenas o último dia do mês anterior?! é Isso?

Se for isso, então tente:

Load

*

From Arquivo.QVD

Where DtPedido = Date(MonthEnd(DtPedido)) or DtPedido >= Date(MonthStart(Today() )

Ou seja, sempre que ele encontrar um pedido dentro do QVD que tenha sido emitido no último dia do mês corrente DO PEDIDO ele irá carregar, assim como irá carregar os pedidos a partir do primeiro dia do mês atual.