Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Upgrade Servidor

Boa tarde,

Hoje em minha empresa eu conto com apenas um servidor para produção e desenvolvimento, ele é um Xeon com 8 núcleos e 32GB de RAM. Vamos fazer um Upgrade para 48 GB de Ram e deixa-lo para apenas para produção, comprar um Core i7 com 32GB para desenvolvimento. O que me dizem destas configurações? Um i7 da conta do recado para o desenvolvimento?

Foi cogitado de no servidor de produção colocar um segundo processador de 8 nucleos, totalizando 16 de deixa-lo com 96 de RAM mas acredito que por enquanto não seja necessário tudo isso, qual a opinião de vocês?

Labels (2)
15 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa tarde Hamilton.

A maquina em questão é virtual ou física (da produção que pode ir a 96ram)?

Se o servidor atual produção já estava atendendo a contento (mais ou menos, se não não precisava fazer o que estão fazendo ehehehe) sem o desenvolvimento e com mais memoria, se já estava +-, certeza que vai ficar bem.  Mas se tem ideia de colocar mais modelos ou mesmo ampliar a quantidade de usuários, se deixar a maquina pronta para não ter que negociar no futuro ou mesmo (não sei se é virtual ou não) não ter mais recursos no futuro disponíveis, quem sabe já não pensar em dar este upgrade agora.  Tenho cliente que tem este tipo de configuração e consome na faixa de 60giga ram. É bom ter uma gordurinha....Novos modelos, mais usuários sem precisar ficar fazendo upgrade de tempo em tempo.....

Sobre o desenvolvimento, se a maquina não der conta no processamento, pode-se trabalhar com um volume menor (menos anos na carga).

Mas sem conhecer, acho que a melhor resposta sera a sua que conhece o ambiente e o(s) modelo(s)....

AMF

furtado@farolbi.com.br
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Achei estes arquivos na minha maquina de um QlikDev 2012.....

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri

Hamilton, eu sou sempre a favor de que se vai comprar coisa nova, já pega coisa boa para sobrar. Se a empresa já te deu a disponibilidade de aumentar memória e processamento, não tenha dúvida, pegue! Até porque depois para realizar um outro upgrade pode te dar dor de cabeça e não vir no tempo em que precise.

Lembre-se: Ambientes de BI sempre crescem, e entrando novos projetos pode até dobrar/triplicar o uso.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Então,

hoje eu tenho um projeto que deve ser refeito, este projeto utiliza 100% do processador (8 cores) a cada seleção e esta utilizando 30GB dos 32 de memoria.

Para colocar os 96 GB Preciso upar o processador pois um aguenta apenas 46GB.

A maquina é física, acredito que eu separando o desenvolvimento dela, upar para os 46GB de RAM e refazer a estrutura deste projeto que esta consumindo muito, atenda nossa necessidade por algum tempo.

Minha preocupação é investir na maquina de desenvolvimento e o i7 não dar conta, pois sei que a de produção é fácil fazer upgrade pela estrutura de hardware dela e vai ser um i7 desperdiçado se não aguentar.

nicolett_yuri

Hamilton, existem Hardwares homologados pela Qlik para a montagem de servidores, acredito que esta seja sempre a melhor opção.

Você conhece essa lista de servidores homologados?

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Eu sugiro refazer o projeto, de forma a otimizar consumo de cpu e memória. Pode ser que isto já te de uma boa folga no ambiente e o upgrade possa ser melhor planejado.

Planejar hardware com base em apps com problema de performance, não me parece uma boa.

Att,

Pablo Labbe

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Yuri, não conheço esta lista, nosso servidor foi montado ja pensando em upgrade pois a placa tem espaço para dois processadores.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Verdade Pablo, vou fazer um upgrade de 12GB de RAM pois é um investimento não muito alto pois com certeza vai ser bem utilizado e refazer o projeto para fazer uma melhor analise depois. E o i7 com 32GB é uma boa escolha para o ambiente de desenvolvimento?

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa tarde.

Existem algumas configurações que podem alterar o desempenho de um servidor físico.

Configuracoes de BIOS recomendadas pela Qlik. Segue documento.

AMF

De: Hamilton Junior

Enviada em: segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 14:50

Para: ALESSANDRO FURTADO

Assunto: Re: - Upgrade Servidor

<http://community.qlik.com/?et=watches.email.thread> Qlik Community

Upgrade Servidor

resposta de Hamilton Junior <http://community.qlik.com/people/junior.ehlke?et=watches.email.thread> em Qlik Brasil - Visualize a discussão completa <http://community.qlik.com/message/697367?et=watches.email.thread#697367>

furtado@farolbi.com.br