Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida Técnica

Bom tarde pessoal,

Gostaria de tirar uma dúvida técnica.

Atualmente eu tenho no servidor 5 arquivos do qlikview para 5 clientes diferentes, cada cliente tem suas tabelas para cada cenário, mas todos tem as tabelas no mesmo padrão, ou seja, com os mesmos campos, pois é um cenário padrão para todos, porém cada um tem seu arquivo.

Eu rodo uma extração diária que alimenta esse datawarehouse, e em cada tabela eu já tenho um campo que identifica cada cliente.

Minha ideia é a seguinte: Carregar todos as tabelas de todos os clientes em somente um arquivo Qlikview, pois quando eu altero alguma coisa no cenário já altera para todos. Claro que vai ter um controle de Section Access para cada cliente ver os seus dados.

Minha pergunta é o seguinte: isso é recomendado? Pois o arquivo do Qlikview vai ficar com um tamanho cada vez maior e imagine quando tiver 15 clientes ou até mais.

O que vocês me dizem desse tipo de prática?

Att,

Rodrigo

Labels (1)
  • Other

14 Replies
Not applicable
Author

Estamos falando na mesma língua.

Na verdade tem 5 clientes onde tenho também televisões na produção que a cada 5 minutos eu faço uma carga, isso é bem tranquilo. funciona bem.

Eu me referia mais a um cenário Comercial (mais pesado) que eu jogo num "datawarehouse" na Nuvem que lá eu tenho um Windows Server que tem instalado o qlikview Server e os clientes acessam os cenários via WEB.

Nesse caso eu faço a mineração de dados do servidor do cliente jogando no datawarehose de manhã e meio dia e depois o Qlikview faz a carga.

Att,

Rodrigo

Not applicable
Author

O que você pode fazer caso necessite de uma recarga "rápida e constante" de dados é utilizar a extração incremental. Você estaria adaptando o conceito de BI à sua necessidade, não vejo problemas nisso.

Acredito que o documento em anexo irá lhe ajudar.

Ajudou? Post um feedback!

Atenciosamente,

Edécio Santos

Not applicable
Author

Edécio,

Um vou olhar esse arquivo com calma, agora me tira uma dúvida?

Um amigo meu que trabalhou 3 anos com Qlikview disse que precisou usar uma ferramenta externa de extração de dados porque ele disse assim: O Qlikview seria perfeito se permitisse extração só dos novos registros ou alterados no sistema do Cliente. Mas pelo que eu entendi o Qlikview já tem isso, correto?

O que você usa para fazer  a extração de dados? é só com QlikView ou você usa outra ferramenta?

Atualmente meu modelo é conforme o anexo:

MODELO.jpg

nicolett_yuri

O Qlikview permite esse tipo de query, chamamos isso de query incremental.

No manual do qlikview existe uma descrição simples de como aplicar cada tipo de incremental, procure por "Usando Arquivos QVD para Carga Incremental" dentro do manual.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados