Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Como preencher dinamicamente o valor de saldo de uma tabela

Olá pessoal, bom dia.

Tenho uma tabela chamada saldo_inicial_conta (xls), nesta tenho os campos:

Conta;

Data;

Valor;

Os dados que tenho nela são o apenas o saldo destas contas, na data de 31/12/2013, nenhum dia a mais (ou seja, este é o saldo inicial da conta)....

Ou seja, exemplo fictício:

Conta: 1343 - Data: 31/12/2013 - Valor: 1.000,00

Tenho uma outra tabela, Fato, onde tenho N informações sobre as contas, inclusive os campos Conta e Data...

Nesta tabela, tenho entradas e saídas de cada conta, de cada dia... mas não tenho saldo...

Poderia fazer esta matemática, no momento que quisesse ver o valor de saldo de uma determinada conta, mas como o valor inicial está apenas em 31/12/2013, teoricamente teria que fazer os cálculos desde esta data, mesmo que fosse apresentar o saldo de 16/09/2014....

Honestamente, não sei como fazer.

Pensei que concatenando esta tabela com a minha fato, teria agora, para estas contas, o campo valor de saldo...

Mas não sei como preencher este saldo dos demais dias, ou como fazer mesmo que não preencha fisicamente este campo, como fazer isso dinamicamente, quando a pessoa clicar numa data como 16/09/2014, já que tenho o saldo de apenas 31/12/2013...

Vocês poderiam me dar uma força nisso?

Obrigado desde já.

Marcos.

5 Replies
nicolett_yuri

Marcos, veja se o exemplo em anexo atende sua necessidade.

junior_ehlke
Creator III
Creator III

Yuri, aproveitando este tópico, abri outro a respeito mas acredito que podemos repassar para este,

Seu exemplo tem uma condição que até agora não consegui resolver, se você selecionar a conta 1, vai ver que a data dela não tem os dias 05 até o 09, portanto, eu não consigo saber o saldo da conta 1 no dia 06, por exemplo, como consigo preencher esta sequencia de dias?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Hamilton, boa tarde!

Para isso você primeiro vai ter que primeiramente fazer um Master Calendar para que você tenha todas as datas possiveis desde o primeiro lançamento, desta forma vc consegue vir compondo o saldo com a função peek desde o primeiro lançamento, e nestes dias onde vc nao tera movimentação vc terá o saldo inicial e final inalterados.

Segue documento para fazer o Master Calendar..

Qualquer dúvida estamos a disposição.

junior_ehlke
Creator III
Creator III

Thiago, obrigado pelo retorno,

eu tenho uma tabela calendário que tem todas as datas possíveis, acredito que seja neste comento que eu estou fazendo algo errado. Estou dando um JOIN entre a tabela movimento e a tabela calendário, porém digamos que a loja 001 tem lançamento no dia 03 e a loja 002 não, o calendário vai me trazer apenas a loja 2.

vou estudar este material pois é uma forma nova.

junior_ehlke
Creator III
Creator III

Boa tarde Tiago, foi excelente este material que você mandou,

achei a resposta entre as paginas 12 e 13 (Generating all combinations of several fields)

Eu abri um outro tópico para esta questão, se você quiser responder la, marco sua resposta como correja, ja que este não é meu.

Saldo de Contas - Talvez Peek