Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

If com analise de conjunto

Bom dia,

Estou com o seguinte cenário:

Dependendo de alguma situação eu faço o calculo A ou faço o calculo B, eu pensei em resolver isso utilizando a função condicional if, porém nesse caso é necessário que o usuário faça a condição acontecer, ou seja, é preciso que a seleção dele atenda as condições para fazer o calculo A ou B.

Já com analise de conjunto pelo que eu entendo eu não preciso que o usuário selecione os filtros para que o calculo aconteça.

Tem como por analise de conjunto eu fazer essa condicional, ou algo parecido?

por exemplo

=sum({$<Campo1={'A'}, Campo2={'B'}, Campo3-={'Conteudo3'}, Campo4-={'Conteudo4'} >}[Vendas])

Notem que eu quis desconsiderar o conteudo3 e conteudo4 dessa analise utilizando o -= parece estar funcionando. Agora minha duvida é como eu digo pra ele considerar outro calculo, que seja diferente de Sum (Vendas), caso o Campo3 seja igual a Conteudo3 e Campo4 seja igual a Conteudo4

Labels (2)
24 Replies
Not applicable
Author

Veja se da pra entender

indicador.png

Not applicable
Author

Outra pergunta:

Estou com problemas quando tenho a analise de conjunto com if, e o segundo argumento ser uma analise de conjunto

=sum({$<Campo1={'A'},[Indicador]={'Volume'}>}

if([Mês] >= num(Month(today(0))), [Vendas],vReal))

na vReal eu tenho =sum({$<Campo1={'B'},[Indicador]={'Volume'}> [Vendas]}

Qual seria a alternativa para utilizar nesse caso, alguem pode me ajudar?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

melhor fazer assim...

IF([Mês] >= num(Month(today(0))), 

      sum({$<Campo1={'A'},[Indicador]={'Volume'}>} [Vendas]), 

        sum({$<Campo1={'B'},[Indicador]={'Volume'}>} [Vendas]))


Abraços.      


Not applicable
Author

Thiago, obrigado

Deu certo desse jeito que vc me falou, muito obrigado. Essa pergunta na verdade foi um parenteses nesse tópico, você consegue me dar um help no cenário que mostrei logo acima com imagem?

Not applicable
Author

Rodrigo, consegue me ajudar?

Veja se com esse print da tabela no qlikview fica mais facil de entender. O que eu estou querendo dizer é que: quando chego no ultimo nivel sem selecionar nada (Primeira imagem) os valores são iguais. Quando eu seleciono algum indicador ele mostra o valor correto que é o 107,74, mas apenas quando seleciono. O Valor já não deveria aparecer na primeira imagem?

Tabela.png

Not applicable
Author

Alguem consegue me ajudar?

yuri.nicolett

Anonymous
Not applicable
Author

Assim, só olhando a imagem fica um pouco difícil de "encontrar o problema" , o que seriam esses indicadores exatamente? seriam formulas diferentes dependendo do indicador ?

Se você conseguir postar um qvw de exemplo com dados fictícios, fica mais fácil pra mim e pro pessoal tentar te ajudar.

Not applicable
Author

Vou tentar preparar um .qvw aqui.

Há uma dimensão com hierarquia onde o ultimo nivel é Indicadores:

Tenho diversos indicadores: Indicador1, Indicador2, Indicador3, ...

Tenho calculo de orçado e real

o calculo é o mesmo para todos os indicadores, exceto por exemplo o Indicador2

Minha formula esta assim:

=num(sum({$<Campo1={'A'}>} if([Indicadores]='Indicador2' and Campo2='B', ([Valor]/ Volume),Volume)),'#.##0,00')

Anonymous
Not applicable
Author

Se o indicador = Indicador2 então campo2 = A e B .. e a expressão ([Valor]/ Volume) ? Ou se o indicador = Indicador2  e o campo2 = B então a expressão ([Valor]/ Volume) ?

Tem diferença nos 2, mas se for o caso a primeira pergunta, tenta assim:

if([Indicadores]='Indicador2' ,

     sum({$<Campo1={'A,B'}>} [Valor]/ Volume) ,

     sum({$<Campo1={'A'}>} Volume)

)


como indicadores é uma dimensão da sua tabela, quando você usa o if não precisa o campo necessariamente estar selecionado.


    

Not applicable
Author

Seria o segundo caso.

se o indicador = Indicador2  e o campo2 = B então a expressão ([Valor]/ Volume)