Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Projetos com Regras Especiais

Bom dia,

Na empresa em que trabalho, estamos migrando todos os relatórios gerenciais, concursos, resultados, etc para o Qlikview.

Pegando como exemplo um projeto de resultado, temos uma forma de fazer o rateio das despesas entre as lojas (analisando a venda e a quantidade de funcionários) , separo meus QVDs por mês e por ano, porém muitos cálculos eu faço com o set analysis dentro do gráfico ou até mesmo alguns cálculos direto no script, porém se um dia a direção resolver mudar alguma regra, por exemplo, analisar para o rateio apenas a venda e não mais os funcionários, estou ferrado, pois mudando o cálculo no Qlikview vai mudar todos os dados passados, como vocês tratam uma situação dessas?

OBS: Tópico não é pergunta, é uma discussão, não tendo respostas corretas.

Labels (3)
7 Replies
nicolett_yuri

Bom, nesse caso não tem jeito, você vai ter que recalcular todo o passado.

Em casos específicos eu deixo uma aplicação pronta para refazer toda a base com a regra atual, caso mude, eu altero essa regra nessa aplicação e tudo é calculado com a nova regra.

Não sou muito fã de colocar expressões em variáveis, mas nestes casos pode ajudar muito!

nicolett_yuri

Mas isso é considerado change de projeto, e precisa ser reorçado. Magia é só no futebol rsrs

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

é, complica mesmo né, para alguns projetos eu desenvolvo um software em Delphi mesmo, para que o usuário configure as contas que ele quer que apareça dentre outras coisas, mas a formula de cálculo não tem milagres mesmo.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Hamilton,

Você poderia também colocar uma condicional, tanto no script quanto nos set analysis para anterior a certa data (regra antiga de rateio) executar o calculo antigo, após a data, executar o calculo novo. Temos uma aplicação de caixa que funciona desta forma, porem não com regras de cálculos e sim com merge de REALIZADO, PREVISTO e ORÇADO.

Isso provavelmente atenderia a sua demanda.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Também thiago,

ja usei esta tática dentro do script, pois particularmente, não sou fã de IF dentro do Set Análysis. Mas seria uma saída sim.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Me digam se meu raciocínio esta correto, digamos que  eu tenha um conjunto com várias contas que eu precise totalizar como "Remessas Banco", ao invés de eu colocar isso no gráfico sum({<contas={'10001'.'10002','10003'}>}valor_total), eu criei no banco de dados uma tabela auxiliar que o usuário deve cadastrar as contas que se referem à "Remessas Banco", então direto na extração eu valido esses dados e trago o valor consolidado, no QV eu apenas faço sum(valor_remesas_banco), assim caso tenha que incluir ou excluir uma conta o próprio usuário faz. O que me dizem?

nicolett_yuri

Pode seguir nesse caminho, só trate bem o que o usuário vai preencher