Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

If com analise de conjunto

Bom dia,

Estou com o seguinte cenário:

Dependendo de alguma situação eu faço o calculo A ou faço o calculo B, eu pensei em resolver isso utilizando a função condicional if, porém nesse caso é necessário que o usuário faça a condição acontecer, ou seja, é preciso que a seleção dele atenda as condições para fazer o calculo A ou B.

Já com analise de conjunto pelo que eu entendo eu não preciso que o usuário selecione os filtros para que o calculo aconteça.

Tem como por analise de conjunto eu fazer essa condicional, ou algo parecido?

por exemplo

=sum({$<Campo1={'A'}, Campo2={'B'}, Campo3-={'Conteudo3'}, Campo4-={'Conteudo4'} >}[Vendas])

Notem que eu quis desconsiderar o conteudo3 e conteudo4 dessa analise utilizando o -= parece estar funcionando. Agora minha duvida é como eu digo pra ele considerar outro calculo, que seja diferente de Sum (Vendas), caso o Campo3 seja igual a Conteudo3 e Campo4 seja igual a Conteudo4

Labels (2)
24 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

if([Indicadores]='Indicador2'  AND campo2 = B ,

     sum([Valor]/ Volume) ,

     sum({$<Campo1={'A'}>} Volume)

)


seria isso?

Not applicable
Author

Olá Rodrigo

Então o que eu consegui e descobri que:

-Utilizar no set analysis um indicador diferente do que eu utilizo no meu grupo ciclico no caso o indicadores que esta na minha dimensão, eu preciso criar uma outra coluna com as mesmas informações para usar no set analysis

-E que a minha condição não da certo para alguns niveis do meu grupo ciclico, pois eu faço IF indicadores (é um dos niveis do grupo ciclico) and campo2 com isso em alguns niveis ele não funciona.

Ainda não consegui chegar ao resultado correto, nesse momento eu estou com problema justamente no ulitmo nivel o 'Indicadores' esta exibindo no data display para o ultimo nivel

Not applicable
Author

Consigo trabalhar com o getcurrentfield nas dimensões?

=if(

GetCurrentField([Grupo])= 'Mês' or

GetCurrentField([Grupo])= 'Nivel2' or

GetCurrentField([Grupo]) = 'Nivel3' or

GetCurrentField([Grupo]) = 'Indicadores',1,0 )

estou tentando fazer isso, ou seja, verificar cada nivel e tentar fazer o calculo por nivel, seria uma alternativa?

nicolett_yuri

Poderia disponibilizar uma porção de seus dados para realizar alguns testes?

rodrigocastro
Contributor
Contributor

Bom dia.

Para ignorar no QlikView, basta você chamar o campo sem comparativos. Por exemplo:

segue seu código...

=sum({$<Campo1={'A'}, Campo2={'B'}, Campo3-={'Conteudo3'}, Campo4-={'Conteudo4'} >}[Vendas])

Você só precisa alterar o seguinte

=sum({$<Campo3,Campo4,Campo1={'A'}, Campo2={'B'}>}[Vendas])

Ao chama-lo desse modo, o QlikView entende que você quer desconsiderar tudo o que pertencer aos campos 3 e 4.

Caso queira excluir só um campo, ou poucos campos, de um determinado grupo, você também pode usar E. Segue exemplo:

=sum({$<Campo3=E({$<Campo3={'A','B,'C''}>}),Campo4,Campo1={'A'}, Campo2={'B'}>}[Vendas])

Aqui excluímos os campos A, B e C do Campo3 e todo o Campo4.