Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Set Analysis dia anterior

Boa tarde Pessoa, tenho uma dúvida que parece simples,

Em uma tabela de saldos eu tenho a movimentação diária em formato data

01/01/2015

02/01/2015

e assim por diante, esta tabela esta ligada com a DIM_TEMPO da qual eu faço a seleção por dia_mes, mes_numero e ano_numero, ou seja, seleciono dia, mes e ano separadamente, no gráfico eu coloquei a seguinte fórmula:

sum(dia_do_mes={'$(=max(dia_do_mes)-1)'}>} saldo)

Assim o resultado é o valor do saldo do dia anterior, até aqui tudo ok, porém ao selecionar o primeiro dia do mes, ele não volta um dia anterior pois eu estou com a seleção do mes fixo pela tabela DIM_TEMPO,

uma forma que eu achei que funcionaria foi:

sum(data_movimento={'$(=max(data_movimento)-1)'}>} saldo)

porém não deu certo.

Alguma dica?

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
maiconmello
Creator III
Creator III

Hamilton, Faça assim .

Preciso entender o filtro do usuário :

Campo filtro do usuário é assim : 'DD/MM/YYYY' ou vc tem tudo quebrado ? Um campo com ano, um campo com dia, um campo com mês ?

Se tiver a data inteira para usuário

=if(MonthStart(NFE_Data), Monthend(AddMonths(NFE_Data,-1,-1)),sum(data_movimento='$(=max(data_movimento)-1)'}>} saldo))

Eu digo seguinte : Se a data que esta selecionada é o primeiro dia do Mes, então pego o ultimo do dia anterior.

Ai da pra jogar depois a sua expressão que você colocou no texto do post.

Vai ficar uma expressão Gigante, mas funciona.

Uma saída é você fazer no script com o comando PEEK.

Atenciosamente

Maicon Mello

View solution in original post

14 Replies
sunny_talwar

May be like this:

sum(data_movimento={"$(=Date(max(data_movimento)-1, 'yourDateFormat'))"}>} saldo)


Best,

Sunny

maiconmello
Creator III
Creator III

Ola Hamilton, tens que utilizar o ADDMONTHS para que respeite essa situação.

Exemplo : =AddMonths(today()-1,0)

Att

Maicon Mello

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Maicon,o today() pega a data atual, eu preciso que seja o dia anterior a seleção do usuário,

Assim como a Sunindia falou, também não funciona, se eu coloco a expressão

Date(max(data_movimento), 'DD/MM/YYYY') o resultado é = 01/03/2015, por exemplo, porém se eu coloco:

$(=Date(max(data_movimento), 'DD/MM/YYYY')) o resultado é 0,0001654259718... agora não sei o pq isso mas acho que esse é o problema.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Hamilton, boa tarde

Se vc esta com a seleção de mês fixa por um filtro, porem quer que exiba o dia anterior ao primeiro dia do mês, ou seja, o ultimo dia do mês anterior acredito que a fórmula seria.

sum({1<data_movimento={'$(=max(data_movimento)-1)'}>} saldo)


pois o 1 não considera o filtro selecionado com exceção da data que você esta colocando no set...


Nao custa tentar.


Abraços

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Thiago, infelizmente eu preciso considerar alguns filtros, loja por exemplo, agora como eu disse

acredito que a formula

data_movimento={'$(=max(data_movimento)-1)'} não esta dando certo pois o resultado me retorna no formato numero e não data, agora se eu coloco  data_movimento={'$(=date($(=max(data_movimento)-1)))'} ele me retorna um número estranho.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Bom vamos la!

primeira coisa verifique como o seu campo data_movimento está formatado..

Se a sua data estiver formatada neste formato DD/MM/YYYY. .tente a seguinte expressão.

sum({<data_movimento={'$(=date(max(data_movimento)-1) ) '}, campomes =, campoano =, campodia = >} saldo)


Isso vai fazer com que a sua expressão considere todos os filtros menos o mes, ano e dia, porem como ele vai assumir a data movimento estará certo..


Abraços.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Thiago, como falei, o comando $(=date(max(data_movimento)-1) )  me retorna 0,0001654259718 e não da tata formatada, por mais que eu coloquei DD/MM/YYYY esse é meu problema.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

tenta sem formatar.


sum({<data_movimento={'$(=max(data_movimento)-1)  '}, campomes =, campoano =, campodia = >} saldo)

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Obrigado pela ajuda, mas olhe:

Sem título.png