Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Usar valores de uma coluna oculta

Boa tarde,

Eu possuo uma tabela simples onde existe uma coluna que é mostrada/oculta através de um botão.

Gostaria de saber se existe alguma maneira de continuar utilizando os valores que possuem nela quando eu a oculto, pois atualmente eu utilizo column(1) para quando ela está ativa, pois ela é a primeira coluna da tabela, logo column(1) me retornar os valores que ela possuo, mas quando eu oculto essa coluna, outra coluna vira column(1) então eu não consigo mais utilizar os valores que antes eu utilizava.

No caso o nome da coluna é Áreas, eu já tentei utilizar passando o nome dela, [Áreas] e nada parece funcionar.

Eu pesquisei e não consegui achar ninguém com algum problema parecido, então venho aqui perguntar, existe alguma solução para o meu problema?

Desde já agradeço.    

Labels (1)
19 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Pode postar o seu QVW?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Alisson,

utilize assim:

IF( loja = expressão da coluna1, ....)    

utilize a expressão e não o nome da expressão e nem o colun1..

Espero ter ajudado.

Not applicable
Author

Segue um exemplo.

No exemplo eu estou com prod1 selecionada, ele tem 9 áreas em comum com Prod2.

Na visão com a coluna oculta, você vê uma média de 61, porém quando você clica para mostrar a coluna de Área e tem uma visão Área por Área, se você fizer manualmente a média das 9 áreas do Prod2, vai dar 54 e não 61.

Isso está acontecendo porque, mesmo não mostrando, o qlikview está considerando todas as Áreas onde o Prod2 teve Sales, ou seja, ele não considera só as áreas em comum e sim tudo, logo o cálculo está errado.

Eu preciso que ele calcule a média corretamente das 9 áreas tanto do Product que está selecionado no filtro, no meu exemplo o Prod1 no caso, quanto dos Product que estão na tabela, Prod2, Prod3, Prod4, Prod5, as médias devem levar em consideração somente as áreas em comum.

Espero que esclareça um pouco mais agora com o exemplo.

Clever_Anjos
Employee
Employee

O problema é como você tem montado suas expressões.

A rigor uma expressão deve ser sempre agregada, caso contrário pode levar a resultados inesperados

Leitura recomendada : Use Aggregation Functions!

Not applicable
Author

Clever, você acha que conseguiria mostrar a maneira correta como as expressões que eu escrevi e que estão no qvw de exemplo que eu anexei? Esto lendo o link que você mandou mas sempre é interessante ver na prática também.

Agradeço o tempo tomado para me ajudar.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Não entendi direito como você espera que a aplicação se comporte e porque tem duas tabelas desconectadas.

Poderia explicar melhor?

Not applicable
Author

A primeira tabela Filter é o meu filtro de seleção, é onde eu escolho qual produto eu quero fazer a análise.

A segunda tabela, ela mostra os produtos que possuem Sales nas mesmas áreas que o produto que eu selecionei como filtro, se tiver Sales somente em uma área em comum já aparece na tabela.

Tendo uma visão geral, com a coluna Area oculta, o que eu vejo é: lista dos produtos com Sales em areas em comum, um count() de quantas areas em comum o produto na tabela teve em relação ao produto que eu selecionei, e o avg product é o avg(Sales) dos produtos na tabela. Porém ele está errado, utilizando o Prod2 como exemplo, ele possui Sales em 9 areas em comum com o Prod1 e o avg() dele está 61, porém se você clicar no botão Show Area e ter uma visão detalhada de Area por Area, você irá ver o avg(Sales) do Prod2 em cada Area das 9 Areas em comum, e se você fizer manualmente o avg() desses 9 valores, irá dar 54 e não 61. O valor 61 está aparecendo porque é a média de todas as Sales do Prod2, não levando em consideração só as 9 Areas em comum, ao tirar o filtro Prod1 você vai ter uma visão de todas as vendas do Prod2, e fazendo a média de todas essas vendas da 61.

O que eu preciso seria achar uma maneira de calcular o avg() dos produtos da tabela levando em consideração somente as areas em comum que eles tem com o produto que eu selecionar no filtro da esquerda, logo se eu selecionar o Prod1 como filtro, eu devo identificar para o Prod2, Prod3, Prod4 e Prod5 quais são as areas em comum, pegar o avg(Sales) de cada uma dessas areas em comum e fazer um avg() deles.

Preciso fazer isso tanto para os que estão na tabela, quanto para o prod1, no exemplo eu não coloquei, mas eu tenho uma coluna na tabela onde eu mostro o avg() do produto que eu estou utilizando como filtro, eu preciso identificar para o produto filtro as areas em comum que ele teve com os produtos na tabela, e calcular o avg(Sales) dele somente nessas areas em comum com os produtos da tabela.

Desculpa pela longa resposta, é que não é um problema muito simples e tentei ser o mais detalhado possível.

Continuando alguma dúvida só falar que eu tento esclarecer melhor a minha necessidade.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Estou saindo do trabalho, vou tentar ler melhor em casa, continuo sem entender bem

Not applicable
Author

Sem problema, se continuar com problemas para entender avise aqui novamente e eu tentarei explicar de uma maneira melhor, a minha necessidade em si já é um pouco complicada e explicar ela é pior ainda.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados