Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida com Rank

Bom dia,

Pessoal eu tenho uma dúvida para trabalhar com o RANK, não sei se necessariamente é esta a função que devo utilizar.

Para facilitar o que preciso realizar, posto em anexo a planilha em Excel.

Mas minha dúvida é a seguinte.

Fiz a função:

=Rank(Aggr(SUM({<CodEliminação={14}>}Valor),CodProduto,Filial),4,1) fiz este rank para identificar quem é o primeiro.

Pois pretendo trazer a informação das vendas da maior filial de acordo com o Produto e o codigo de eliminação concatenado com o nome da filial, o meu problema é, se eu deixar como dimensões o CodProduto e a Filial, o rank traz a perfeitamente a ordem destas vendas, mas eu não quero trazer as filiais como dimensão, elas devem aparecer dentro da expressão concatenado com seu valor.

Quando fiz a função =If(Rank(Aggr(SUM({<CodEliminação={14}>}Valor),CodProduto,Filial),4,1)=1,Filial&'-'SUM({<CodEliminação={14}>}Valor)), ela deu certo APENAS, quando deixo a Filial como Dimensão, mas preciso excluir ela da dimensão.

Exemplo: Filial1 - 57,12% (a maior filial e o percentual respectivo).

Alguém pode me auxiliar nisso? Se não ficou claro, favor me informar, que tento explicar melhor.

Muito obrigado por enquanto.

att

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

6 Replies
maiconmello
Creator III
Creator III

Olá Cristian, pode mandar o modelo para visualizar ?

Porque motivo precisa retirar a filial da dimensão ?

Atenciosamente

Maicon Mello

maicon@jmaconsultoria.com

Not applicable
Author

Maicon,

O modelo você diz o arquivo qvw? Se sim, ele está muito grande e com informações da empresa aqui da qual eu não conseguiria postar. Mas no anexo em excel é o mais aproximado, porém para tentar facilitar estou anexando uma imagem.

Eu penso que precisa retirar a filial da dimensão, mas se alguém me afirmar que dá para realizar isto sem retirar eu acato sem problemas.

Obrigado.

Exemplo.jpg

Anonymous
Not applicable
Author

Cristian

Da uma olhada e veja se o código atende:

- Add o código abaixo como uma dimensão calculada 

     = If(Aggr(Rank(SUM({<CodEliminação={14}>}Valor)),CodProduto,Filial) = 1

          ,CodProduto

          )

- Add em Expressão o código = SUM({<CodEliminação={14}>}Valor)

Acho que isso resolve seu problema.

Atenciosamente,

Tiago Ferrucio

Clever_Anjos
Employee
Employee

Veja se atende

Not applicable
Author

Boa tarde Tiago,

Não é bem isso que precisava, neste caso que você passou, eu consigo ver o produto quando o rank for 1 (2,3, etc), certo? Mas preciso saber qual que é a primeira filial que mais "vendeu" daquele determinado item, assim como a segunda e terceira maiores filiais. Os 10 primeiros produtos eu ordeno pela classificação, precisaria apenas da venda das 3 maiores filiais de cada produto.

Mas obrigado pela ajuda.

Not applicable
Author

Muito obrigado, era exatamente isso.