Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
qlik_
Creator
Creator

Agrupar ou Não agrupar

Gente

Gostaria de uma opinião, faz sentido ou seja

é relevante eu criar uma tabela por exemplo fatofaturamento por dia , e uma fatofaturamento agrupada por mês?

ou seja com a primeira tabela fatofaturamento eu já poderia agrupar por mês no próprio qlikview,seria uma má prática?

No momento de carga dos dados não afetaria a performance, uma vez que vou fazer agregações dentro do script de  carga?

Labels (1)
5 Replies
alexandros17
Partner - Champion III
Partner - Champion III

I prefer not to Group because:

1) you have Always raw data table

2) you have many ways to Group in the front end

Obviously if your grouping locic are complex then Group in the script ...

nicolett_yuri

Explique melhor o seu cenário:

Atualmente os usuários visualizam DIA a DIA o faturamento, mesmo sendo de meses anteriores?

Como você esta pensando em trabalhar com essas duas tabelas? Com quebra diária e Quebra mensal?

Em relação a performance: O seu tempo de carga do transformador vai aumentar sim, é normal.

qlik_
Creator
Creator
Author

Bom dia Yuri

O cenário é o seguinte imagine uma tabela fato desta forma:

fatofaturamento

PEDIDO QTDE_ITEM   DATA DA VENDA

11                  2               20/05/2015

12                  3               22/05/2015

fatofaturamentoMes

QTDE_ITEM   MES_ANO

        5                05/2015

É uma discussão da equipe aqui, se vale a pena montar uma tabela fato agrupada, pois tendo a tabela por dia

eu conseguiria agrupar diretamente no Qlikview.

nicolett_yuri

Agrupamento a performance de utilização melhora sim, mas pode ser um problema se você for trabalhar com as duas. Por isso fiz a pergunta: Seus usuários visualizam a informação com a quebra do DIA?

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados