Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

VBScript ou JScript? Macro vai morrer?

Olá!

Estou querendo me aprofundar mais no QlikView e quero aprender ou JScript ou VBScript... mas pesquisando li que é uma tendência Macros deixarem de existir! É verdade? Qual a alternativa? Qual das linguagens é mais indicada? Inclusive rodando no server?

Muito obrigado,

Marcos Caio

Labels (5)
4 Replies
nicolett_yuri

Sim, essa é uma promessa da Qlik desde a versão 10 e provavelmente vai ocorrer logo, até porque o QlikSense não possui mais macros.

A alternativa são as extensions.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Caio.

A utilização destas linguagens dentro do QlikView era utilizada apenas para algumas funcionalidades que a ferramenta não possuía, mas que para o mundo dos negócios era necessária.

Um exemplo que posso te dar é a distribuição de reports por email, que antigamente era feito através de macros. Hoje em dia temos ferramentas para isso como o NPrinting, ou a utilização do Publisher que automatiza estas tarefas.

Sem contar que a própria Qlik condena a utilização destes recursos, por que na maioria dos casos afetam a performance da aplicação.

Bom, espero ter ajudado!

Not applicable
Author

Obrigado Yuri!

Pelo pouco que li as extensions são escritas com jabascript, é isso?

Abraços e obrigado novamente!

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já achou uma solução? Se sim, marque umas das respostas como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter o forum organizado.