Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Configurando acesso e segurança a aplicação no qlik server

Bom dia Pessoal,

Tenho uma aplicação publicada no servidor do qlikview. Os acessos são autorizados via usuário do windows. O windows controla o acesso (NTFS). Na aplicação está configurado o section access para redução de dados.

Minha dúvida é a seguinte: Existe uma maneira do usuário logar direto sem passar pela autenticação do windows? Ou seja, cada usuário logar com os dados de segurança configurados na aplicação.

Desde já agradeço a atenção.

João Carlos Ferreira.

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

João, então você precisa apenas alterar seu modelo de segurança do Section Access para utilizar o NTNAME, dessa forma, o usuário não precisará se autenticar novamente ao acessar a aplicação.

View solution in original post

9 Replies
nicolett_yuri

João, para o acesso passar direto você precisa usar NTNAME, desta forma, se o usuário que for realizar o acesso já estiver conectado no domínio com este usuário, então não será solicitado o login

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Yuri,

Na tabela de usuários eu tenho os seguintes campos:

ID_ROLE-> Função de cada usuário (Gerente, Coordenador, Distribuidor, Administrador)

ID_USUARIO ->campo numérico com o id de cada usuário

LOGIN--> e-mail cadastrado para acesso.

NOME -> Nome do usuário

SENHA -> senha de acesso

O NTNAME seria o LOGIN de cada usuário? E este login deve ser igual o que eles acessam no servidor windows. Os logins de acesso ao servidor é diferente do login de acesso a aplicação. Deve ser igual?

João Carlos Ferreira

nicolett_yuri

João, você deve substituir o USERID, mas não vi esse no seu exemplo.

Os campos de sistema para Section Access do QlikView são:

ACCESS, USERID, PASSWORD, SERIAL, NTNAME, NTDOMAINSID, NTSID e OMIT

Olha o documento em anexo, vai te ajudar.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Yuri,

Entendi a questão da configuração NTNAME. Ele já reconhece o domínio no windows, por isso não pede a autenticação 2 vezes. Porem na minha tabela de usuários do sistema eu não tenho NTNAME configurado. Tenho apenas os e-mails dos usuários como login.

Terá que passar pela autenticação do servidor e depois cada usuário acessar com seu e-mail e senha a aplicação publicada.

João Carlos Ferreira.

nicolett_yuri

Então o que você pode fazer é forçar o navegador a gravar a senha desse usuário após o primeiro acesso.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Como assim Yuri?

A senha de acesso ao servidor  é diferente da senha de acesso a aplicação. O usuário acessa o access point pela url: servidor/qlikview/index.htm. Para este acesso ele tem a senha do windows para o servidor. Quando ele escolhe a aplicação é solicitada a senha de segurança da aplicação.

Teria que forçar o navegador a gravar a senha da aplicação. É isso? Como fazer isso?

João Carlos

nicolett_yuri

João, então você precisa apenas alterar seu modelo de segurança do Section Access para utilizar o NTNAME, dessa forma, o usuário não precisará se autenticar novamente ao acessar a aplicação.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Boa tarde Yuri,

Valeu pela ajuda. Alterei a autenticação do windows. E configurei o section access para NTNAME. Acredito que está funcionando a redução dos dados. Preciso realizar mais alguns testes e solicitar os usuários para testarem os acessos.

Muito Obrigado pela ajuda.

João Carlos Ferreira.

nicolett_yuri

Muito bom